Instabilidade ganha força no RS e mantém o estado em alerta para chuvas intensas na última semana de fevereiro

Olá Jornal
fevereiro26/ 2024

O mês de fevereiro fechará com instabilidade no tempo em todo território gaúcho. Conforme a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a condição começa a atingir o Estado nas regiões das Missões, Noroeste e Norte.

A instabilidade vai se espalhando pelo restante do RS no decorrer da semana. Na segunda-feira, 26, as regiões Oeste, Centro, Vales e Leste também entram em estado de alerta, além das regiões das Missões, Noroeste e Norte que permanecem em vermelho no mapa desde domingo. De acordo com a Sala de Situação, as regiões podem ser atingidas por chuva localmente forte e intensa, e também tempestades isoladas.

Ainda na segunda-feira, os acumulados de chuva podem chegar aos 80 milímetros por dia (mm/dia) no extremo Oeste e Norte Gaúcho. Já nas demais regiões em alerta, os acumulados previstos variam entre 30 e 60 mm/dia. Apesar da chuva, as temperaturas podem alcançar os 36ºC na região Noroeste e 30ºC na Metropolitana de Porto Alegre.

A situação de alerta permanece na terça-feira, 27, na região Oeste, Sul, Metropolitana de Porto Alegre e metade Norte. Nestes locais, existem chances de temporais pontuais e chuvas fortes, com volumes que variam entre 25 e 50 mm/dia. Ainda conforme a Sala de Situação, a tendência é que as instabilidades retornem ao Oeste, Missões e Centro do Estado no decorrer da quarta-feira (28).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso de chuvas intensas para todo o Estado. O nível de alerta, que vale até a manhã de segunda-feira, é amarelo, que corresponde a perigo potencial. Além da chuva, o Inmet também menciona a ocorrência de ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h.

REGIÃO

Nesta segunda-feira, 26, a previsão é de 16mm de chuva na região, com temperaturas amensas. A terça-feira tem previsão de chuva ao longo do dia, com volume projetado de 25mm. Na quarta-feira o dia será parcialmente nublado, com pancadas e máxima de 28ºC. A quinta, sexta e sábado serão de dias com sol e nebulosidade variada. As marcas oscilam entre 19ºC e 33ºC.

Olá Jornal