Inscrições de projetos para a Movaci 2023 seguem até dia 15

Olá Jornal
agosto12/ 2023

As inscrições de projetos para a Movaci 2023 foram prorrogadas até dia 15 de agosto. A Mostra de Trabalhos de Cultura e Inovação terá também uma série de atrações durante os três dias de evento. Além da apresentações de trabalhos, serão aproximadamente 20 oficinas realizadas durante a feira, assim como, a 3ª edição do Cimabots (Competição de Robótica do Câmpus Venâncio Aires).

Nas edições anteriores foram em média de 150 trabalhos apresentados. Para a edição deste ano, estamos na expectativa e ultrapassar esses números. Podem se inscrever trabalhos do ensino fundamental, ensino médio e superior, dividido em várias características. Os estudantes e os professores orientadores destes trabalhos precisam inscrever apenas resumos de 500 a 2000 caracteres e depois, ao ter o trabalho selecionado, enviar um banner digital sobre o trabalho.

A abertura da Movaci está programada para o dia 30 de agosto de 2023, às 13h30min. O evento terá a presença de estudantes, professores e convidados. O reitor do IFSul, Flávio Nunes, os diretores dos 14 Campi do IFSul, prefeitos, prefeitas e outras autoridades também participam da programação de abertura. A expectativa é contar com a presença de estudantes de aproximadamente 25 cidades de 40 escolas diferentes.

A evento ocorre nos dias nos dias 30 e 31 de agosto, e 1º de setembro. As inscrições podem ser realizadas pelo site: www.movaci.com.br.

MOSTRA
Após quatro anos, a Mostra volta a ser realizada em Venâncio Aires. A programação tem como objetivo incentivar a produção científica, tecnológica e cultural, tanto na própria unidade, quanto nas demais redes de ensino locais e regionais, com o estímulo aos estudantes e seus professores na realização de projetos de iniciação científica, inovação tecnológica, capacitação de projetos e promoção de momentos de troca de experiências ou saberes entre alunos e docentes das diversas áreas do conhecimento.

O professor do IFSul Venâncio Aires e coordenador do evento, Cristian Assunção, fala que a retomada da Mostra gerou felicidade e ansiedade em todos os envolvidos. Ele salienta que muitos estudantes e professores aguardam desde 2018 por uma nova edição. Em 2019 a Movaci não foi realizada por falta de recursos financeiros e nos anos seguintes foi suspensa em função da pandemia de Covid-19.

FOTO: Willian Oliveira/ Guia Venâncio

Olá Jornal