Inovação do agro veio para ficar na Expoagro Afubra

Olá Jornal
março04/ 2022

O Espaço da Inovação no Agro será novidade na 20ª Expoagro Afubra mas já veio para ficar. Voltado às novas tecnologias que surgem para auxiliar os agricultores a produzirem mais, melhorarem sua comunidade e o gerenciamento de suas propriedades, é visto com grande expectativa pelo coordenador da feira, Marco Dornelles. “É o novo setor que a gente considera o diferencial na feira e veio para ficar”, afirma.

A estrutura ficará localizada à esquerda do pórtico de entrada do parque de exposições, com uma área de 2 mil metros quadrados. Ali estarão reunidos educação, cultura, trabalho, renda e tecnologia em favor do campo.

Serão painéis, dinâmicas, mostra científica, exposição de startups, prêmio Afubra Nimeq para momentos de intercâmbio de inovação do agro. “Será um espaço bem movimentado, só startups serão mais de 10”, explica Dornelles.

O objetivo principal é, por meio da inovação tecnológica, promover o desenvolvimento da diversificação, da agricultura familiar e da sucessão rural. Para isso, fará a convergência de instituições, como a Unisc; e programas, como Inovar RS, do governo do estado.

A infraestrutura contará com palco principal, estandes de parceiros, Arena de Inovações (com quatro salas), exposição de painéis de sucesso do Agro e mostra dos maquinários do Prêmio Afubra/Nimeq. A programação está sendo organizada pela Afubra, por meio do Verde é Vida, em parceria com o Sebrae-RS; Programa Inova RS; Fetag-RS; Unisc; Sicredi; Comunidade RS; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS); Dokalab; Emater/RS-Ascar; ONG Foco Empreendedor.

As atrações serão a Jornada Cultural, o Fórum Sul-Brasileiro Verde é Vida, a Mostra Científica Verde é Vida, a Exposições de Painéis do Agro, o Painel de Inovação do Agro, o Intercâmbio de Inovação no Agro, a Exposição de Startups, os Desafios do Agro, a Jornada Jovem Empreendedor Rural, e Mulher: a Inspiração do Agro.

LANÇAMENTO
A aguardada 20ª Expoagro Afubra, maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, terá seu lançamento oficial nesta sexta-feira, 04, às 11h, no Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT), localizado no parque de exposições da Feira, em Rio Pardo/RS.

O tradicional lançamento, devido à pandemia, será restrito a cerca de 120 convidados, de forma presencial. Porém, será transmitido, ao vivo, pelo canal de youtube e facebook. Haverá palestra do vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Domingos Velho Lopes, que falará sobre “A imagem do produtor rural no pós-pandemia – a busca de sustentabilidade ambiental e desenvolvimento econômico”.

Olá Jornal