Inmet eleva nível de alertas de perigo para o Rio Grande do Sul devido ciclone extratropical

Olá Jornal
novembro01/ 2023

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou os níveis dos alertas em vigência no Estado até o próximo sábado (4) devido a ação do ciclone extratropical que se forma no oceano. Todos os marcadores emitidos agora são da cor laranja, o que indica risco moderado. A orientação é que em caso de perigo se contate a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de cada região.

O primeiro alerta laranja indica que todas as áreas do território gaúcho estão correndo risco de enfrentar temporal das 10h às 22h desta quinta-feira (2). Já das 22h01min de quinta-feira às 21h da sexta-feira (3) a tempestade pode atingir áreas como o Litoral, o Sul, a Serra, o Norte, o Noroeste e a Região Metropolitana.

Nas regiões que estão sob o marcador laranja, existe o risco de chuva de até 100 milímetros ao dia, rajadas de vento de até 100 km/h, descargas elétricas e queda de granizo. A título de exemplo, em Passo Fundo, no Norte, que está na área do alerta laranja, a média de chuva para todo o mês é de 195 milímetros. Já na Capital, costuma chover, em média, 136mm em novembro.

Outro alerta laranja do Inmet, válido das 21h01min de sexta-feira às 15h de sábado é para vento costeiro no Rio Grande do Sul. Dessa forma, todo o Litoral e parte da Região Metropolitana, do Sul e da Serra podem contar com rajadas de até 100 km/h durante o período.

VENÂNCIO

Em Venâncio Aires nesta quinta-feira, não se descartam pancadas fortes e temporais isolados. A projeção é de 27mm de volume de chuva ao longo do dia.

Já na sexta-feira, 03, as instabilidades permanecem. Há risco de chuva forte, com volumes significativos e temporais acompanhados de rajadas de vento e raios, principalmente durante a madrugada e manhã. Porém, em direção à noite, esse sistema se afasta e o tempo melhora. As temperaturas ficam amenas em grande parte do dia, já as temperaturas mínimas devem ser registradas em direção à noite. O volume de chuva pode alcançar 20mm na região.

Olá Jornal