Inicia projeto de ampliação da sede da Cooperativa de Produtores de Venâncio

Olá Jornal
dezembro01/ 2022

A Prefeitura de Venâncio Aires abriu o processo de licitação para contratar empresa que irá realizar as obras de construção do pavilhão dedicado à comercialização de produtos da agricultura familiar. A estrutura será erguida junto ao espaço da Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), às margens do Acesso Imperatriz Dona Leopoldina.

A construção foi conquistada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes (PL), e busca suprir demanda por espaço físico da cooperativa, em especial na organização dos produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O investimento alcança os R$ 524,5 mil, e as propostas de empresas interessadas serão abertas no dia 16 de dezembro, às 9h. Conforme a vice-presidente da cooperativa, Mônica Moraes, a expectativa é de iniciar as obras entre janeiro e fevereiro do próximo ano. “Esse investimento será importante para ampliar a estrutura da cooperativa na gestão do PAA e demais programas que integramos.”

O pavilhão também garantirá mais espaço para o armazenamento da produção dos mais de 230 produtores associados. “Semanalmente realizamos a entrega de cestas básicas para 150 famílias na sede da cooperativa. Com esse pavilhão será possível ampliar a organização e garantir melhor estoque,” explica Mônica.

NOVIDADES
A Cooprova também fará a partir do próximo ano a comercialização de filés de peixe. Para isso, o Município repassará para a entidade uma câmara fria para congelamento. O abate e processamento será feito em frigorífico do município de Guaporé, e o estoque e a comercialização serão realizados pela cooperativa.

Aliado aos peixes, a cooperativa também busca a implantação de um entreposto de ovos. Com isso, a expectativa é de oferecer novos produtos junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “A cooperativa já fornece para as escolas a partir do Pnae, produtos da nossa agricultura, também queremos fornecer peixes e ovos e estamos buscando essas adequações,” comenta a gestora.

FEIRAS
Ao longo da semana, além dos programas federais, a cooperativa realiza a comercialização de produtos da agricultura familiar na Feira do Produtor, aos fundos da Prefeitura de Venâncio Aires. No espaço os atendimentos ocorrem, nas segundas-feiras, ao longo do dia, na terça, até as 12h, na quarta também até as 12h, na quinta-feira ao longo do dia, na sexta, no turno da tarde e aos sábados até as 12h.

Olá Jornal