Inicia a votação no segundo turno das eleições para governador e presidente

Olá Jornal
outubro30/ 2022

Das 8h às 17h os eleitores podem escolher os candidatos que vão governar o estado e país para os próximos quatro anos. A previsão da Justiça Eleitoral, na comarca de Venâncio Aires, é de concluir a apuração dos resultados nas 213 seções da área de cobertura, por volta das 20h30min, deste domingo, 30.

Ao governo estadual estão na disputa neste segundo turno, Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL). Já para a presidência, estão Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A expectativa da Justiça Eleitoral é de agilidade para a votação. Por serem menos votos para registro na urna, o processo não deve gerar filas, como às verificadas no primeiro turno.

Quem pode votar?

O voto é considerado obrigatório para todo brasileiro de 18 a 69 anos, sendo facultativo para quem tem 16 e 17 ou dos 70 anos para cima.

O eleitor deverá votar no seu colégio eleitoral ou exercer o voto em trânsito, caso tenha feito o pedido no prazo estipulado pelo TSE.

Quais os documentos aceitos para votar?

Para votar, os eleitores devem levar para a seção eleitoral um documento oficial com foto.

Apesar da não obrigatoriedade, a Justiça Eleitoral recomenda que os cidadãos também levem os títulos de eleitor ou sua versão digital (e-Título) para votar, já que nele constam informações sobre a zona e seção eleitoral, o que pode facilitar o processo. O título eleitoral, no entanto, deverá sempre ser apresentado junto com um dos documentos oficiais com foto citados acima.

FOTO: Willian Oliveira

Olá Jornal