Indústrias do tabaco ampliam contratações e já superam todo o volume de admissões de 2025

Olá Jornal
outubro09/ 2026

As indústrias de produtos de tabaco ampliaram o ritmo de contratações em Venâncio Aires ao longo de 2026, impulsionadas por um período de processamento da safra mais longo do que o registrado no ano anterior. Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que, entre janeiro e setembro, o segmento contabilizou 6.551 admissões, número que já supera todo o volume registrado durante os 12 meses de 2025.

No ano passado, as empresas da atividade haviam realizado 6.444 admissões. Assim, mesmo faltando três meses para o encerramento de 2026, o setor já registra 107 contratações a mais, crescimento de 1,7% em relação a todo o ano anterior.
O movimento está relacionado principalmente ao comportamento da safra de processamento. A contratação de trabalhadores temporários, os chamados safristas, tradicionalmente se concentra nos primeiros meses do ano e perde força conforme avança o processamento. Em 2026, porém, o ciclo se estendeu por mais tempo, mantendo a necessidade de mão de obra nas indústrias até setembro.

MAIS CONTRATAÇÕES
Além do aumento nas admissões, o setor apresenta uma diferença ainda mais expressiva no saldo de empregos. Até setembro, foram registrados 3.970 desligamentos, resultando em saldo positivo de 2.581 vagas.

Em todo 2025, o segmento havia contabilizado 6.171 desligamentos e saldo de apenas 273 empregos. A comparação mostra que, além de contratar mais, as indústrias mantiveram os trabalhadores por mais tempo durante o ciclo de processamento.

O tempo médio dos vínculos desligados também ajuda a explicar o comportamento. Em 2026, o indicador aparece em cinco meses, enquanto no conjunto de 2025 ficou em 5,8 meses. O dado deve ser interpretado junto ao calendário da safra, já que a atividade possui forte característica sazonal.

ESTOQUE
O prolongamento do período de processamento também aparece no estoque mensal de trabalhadores. Em setembro de 2026, a fabricação de produtos do fumo mantinha 4.025 trabalhadores, contra 1.444 registrados no encerramento de 2025.

A diferença é de 2.581 trabalhadores, justamente o saldo acumulado apresentado pela atividade no período de janeiro a setembro. O indicador evidencia o peso da contratação sazonal na composição do mercado formal de trabalho de Venâncio Aires.

O desempenho mantém a indústria do tabaco entre os principais motores da geração de empregos no município. Até julho, por exemplo, o setor já havia respondido por aproximadamente 92% do saldo positivo da indústria local, conforme dados do Novo Caged.

MAIS LONGA
A extensão do processamento em 2026 alterou o comportamento tradicional das contratações. Com a permanência da demanda por trabalhadores até setembro, as empresas retardaram parte dos desligamentos e mantiveram um contingente maior de safristas durante o segundo semestre.

Esse comportamento já havia sido identificado no primeiro semestre. Entre janeiro e junho, as indústrias do tabaco registraram 5.829 admissões e 1.894 desligamentos, com saldo de 3.935 vagas, enquanto no mesmo período de 2025 o saldo havia sido de 3.754. O tempo médio dos vínculos também havia avançado de 3,2 para 4,1 meses.

Com os números atualizados até setembro, o setor não apenas mantém a trajetória de maior permanência dos trabalhadores como já ultrapassa, em apenas nove meses, o número de admissões registrado durante todo o ano de 2025.

Olá Jornal