Indústrias do Polo Metalmecânico de Venâncio registram aquecimento nas contratações e novos negócios

Olá Jornal
fevereiro09/ 2022

O ano de 2021 foi histórico na geração de empregos em Venâncio Aires. Como forma de ampliar o olhar sobre a movimentação de postos de trabalho, o Olá Jornal inicia a série jornalística: “Força Local – GPS do Emprego”. As empresas do setor metalmecânico representam a maior força geradora de empregos na cidade, quando se leva em consideração o estoque acumulado de trabalhadores ao longo do ano (sem contar contratos temporários). O segmento das empresas de Metalurgia, Máquinas e Equipamentos, Fabricação de Máquinas, Aparelhos e Materiais; e a Fabricação de Produtos de Metal, registraram crescimento de 4.39%, fechando o ano passado com 3.090 trabalhadores no estoque de mão de obra contratada.

Em 2020, este mesmo grupo de empresas registrou 2.960 trabalhadores com carteira assinada. Os dados constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
O aquecimento nos negócios para suprir demanda no mercado interno, a partir de compradores de outros estados e ampliação das exportações, garantiram condições favoráveis para o crescimento nas contratações de trabalhadores nas empresas do ramo. Para 2022 a expectativa é de manutenção dos postos de trabalho, a partir da ampliação das empresas locais do setor.

O município conta com empresas de fundição, fabricação de eletrodomésticos, equipamentos de geração de frio e para equipação de cozinhas industriais. Destaque para a Refrimate, Engenharia do Frio, que conta atualmente com 10 marcas ligadas ao grupo, com incremento no ramo de negócios e projeção de ampliação para o ano do parque fabril.

OPORTUNIDADE
O presidente do sindicato dos metalúrgicos de Venâncio Aires, Adolfo da Rosa, atribui o crescimento das vagas às novas oportunidades encontradas pelas indústrias nos mercados externo e interno. “Tem muita exportação com a expansão de algumas empresas no mercado internacional e também no mercado nacional. Como São Paulo parou com um lockdown maior, e o mercado tinha que comprar com alguém, o Rio Grande do Sul saiu na frente porque não parou totalmente, abriu vantagem”, explica.

O dirigente afirma que o aumento nas contratações vem ocorrendo desde de 2020. “Já veio em crescimento em 2020 e as vendas estão aumentando. Em 2021 teve muita exportação, foi atípico, ninguém esperava esse crescimento. Número bem agressivo de contratações”. Para ele, só não foi maior porque embarques de mercadorias tiveram algum atraso por conta de questões logísticas e elevação nos valores de frete, que atingiu outros segmentos da economia.

EXPORTAÇÕES
As exportações de produtos fabricados por empresas do polo metalmecânico de Venâncio Aires tiveram crescimento ao longo de 2021. Destaque para os negócios envolvendo aparelhos para aquecimento, estufas, aparelhos para cozimento e torrefação, de forma elétrica. Este segmento movimentou ao longo do ano passado US$ 7,79 milhões, aumento de 363,7% se comparado com os negócios de 2020. Este setor teve a terceira maior participação entre todas exportações venâncio-airenses, com 1,4%. O tabaco ocupa as duas primeiras posições.

Dentro do setor metalmecânico local, os negócios envolvendo refrigeradores, congeladores, e materiais para produção de frio, também registraram aumento de 81,4%, movimentando em 2021 US$ 4,90 milhões. Este segmento teve 0,90% de participação no total exportado pelo município.

FOTO: Divulgação/Banco de Imagens

Olá Jornal