Índice de Confiança dos Empresários do Comércio cresce em outubro

Olá Jornal
novembro03/ 2021

Em outubro, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC-RS) registrou aumento de 1,8% em relação à edição de setembro da pesquisa. Divulgado nesta quarta-feira, dia 03,  pela Fecomércio-RS, o índice registrou 122,6 pontos, o maior valor desde março de 2020 (124,7 pontos), considerado o patamar pré-crise para o indicador. Assim, o índice permanece 1,7% abaixo do patamar pré-pandemia.   

Todos os indicadores permanecem acima dos 100 pontos, assim como em setembro deste ano, não apresentando queda em relação ao mês anterior. O indicador de Condições Atuais alcançou 106,2 pontos, o indicador de Expectativas do Empresário registrou 148,2 pontos e o de Investimentos, 113,3 pontos. O índice de Condições Atuais e de Investimentos apresentaram elevação (2,2% e 3,7%, respectivamente), enquanto o de Expectativas permaneceu estável (0,1%) na comparação com setembro.  

Na comparação com o mês do ano anterior, os subindicadores de Condições Atuais de outubro apresentaram crescimentos significativos em relação ao mesmo período do 2020, em virtude da base de comparação muito deprimida. Mas, ainda assim, o subindicador de Condições Atuais da Economia se encontra, ainda, abaixo dos 100 pontos. No caso do Indicador de investimentos, os índices de Contratação de Contratação de Funcionários e o Nível de Investimentos também apresentaram crescimentos significativos na comparação com outubro de 2020 (27,4% e 71,2%, respectivamente).   

Na avaliação do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a melhora na comparação com relação ao mês anterior reflete, especialmente, a redução das restrições à atividade econômica em virtude do aumento da vacinação. “Por outro lado, a melhora nas expectativas fica limitada, muito provavelmente, pela persistência da inflação e da incerteza quanto ao desempenho da economia e do setor nos próprios meses”, completou Bohn.   

CRÉDITO: AI FecomércioRS

Olá Jornal