Evento na manhã desta quarta-feira, 11, com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB) inaugurou o espaço da UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir. O espaço recebeu investimentos de R$ 3,5 milhões, em infraestrutura e equipamentos. No total são 10 leitos para atendimento intensivo de crianças com 29 dias até 14 anos. A estrutura é a mais nova entregue no Rio Grande do Sul e se somam a outros leitos já em operação nos hospitais dos Vales do Taquari e Rio Pardo.
O local tem previsão de entrar em funcionamento em até 60 dias. O custo mensal das operações alcança R$ 450 mil.
Durante o ato inaugural, o governador destacou a importância da estrutura para atendimento no hospital venâncio-airense. “Celebramos as conquistas em solenidades. Essa é uma obra de luta da comunidade. Nossa energia precisa estar na construção. ”
A secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, afirmou que o processo de habilitação da estrutura, para custear os serviços já foi encaminhada ao Ministério da Saúde.
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) enalteceu o trabalho da comunidade. “A história do Hospital foi construída pela comunidade. A campanha de construção envolveu campanhas comunitárias. Há 10 anos estávamos inaugurando a UTI Adulta do hospital.”
O presidente do HSSM, Juliano Agnes, afirmou que a obra foi sonhada para a instituição. “É um dia histórico para Venâncio e o hospital. Estamos comemorando essa conquista após campanhas comunitárias e envolvimento do poder público.”
A UTI Pediátrica atenderá 100% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e recebeu decoração espacial com temas infantis. A proposta é de garantir acolhimento dos pacientes, com suporte avançado em saúde. O espaço está localizado no segundo andar do prédio construído para a UTI Adulta, inaugurada em 2013.