Corede/VRP: Governo do Estado libera recurso da Consulta Popular para qualificar o turismo regional

Olá Jornal
janeiro11/ 2023

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) recebeu a confirmação da liberação do recurso no valor de R$ 355.855,34 da Consulta Popular 2019/2020, relativo ao projeto “Qualificação e Desenvolvimento do Turismo do Vale do Rio Pardo”.

A entidade gestora do projeto é o Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CI/Jacuí), que ficou responsável pela elaboração do plano de trabalho, encaminhamento da documentação dos municípios e agora, da divulgação do edital para empresas ou entidades que se habilitarem a serem as executoras, para imediato cumprimento.

Conforme o secretário executivo do CI/Jacuí, Altemar Rech, nos próximos dias será publicado uma ordem de serviço, determinando abertura do processo de seleção de empresa encarregada de executar o projeto, beneficiando os 12 municípios vinculados ao CI/Jacuí e Cisvale.

Os produtos correspondentes a esse projeto são: Caminhadas da Natureza e Turismo nas Escolas Públicas, que deverão ser aplicados nos municípios da região no prazo de 12 meses. Em relação ao produto Caminhadas na Natureza, este compreende além da atividade da caminhada em si, a contratação de horas técnicas para equipe que vai executar o projeto, a aquisição de materiais (gazebo – para os agricultores familiares venderem seus produtos, placas de sinalização, entre outros). Associado a busca de patrocínio para fornecimento de camisetas personalizadas, garrafas de água, entre outros.

A intenção é de realizar pelo menos uma caminhada por município, dentre os contemplados, podendo este concentrar a atividades já existentes no município. A atividade da Caminhada na Natureza, a exemplo do que já vem ocorrendo a alguns anos em diversos municípios da região, movimenta outros circuitos importantes, como o de hotelaria, gastronomia e agricultura familiar.

Beneficiados

São doze os municípios beneficiados com este projeto: Venâncio Aires, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Ibarama, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul, Arroio do Tigre, Tunas, Vale Verde, Passo do Sobrado, Estrela Velha e Santa Cruz do Sul.

Em relação ao produto Turismo nas Escolas Públicas – a empresa/entidade que vencer a licitação fará palestras nas escolas. Em assembleia do Corede/VRP realizada em dezembro de 2019, ficou definido que caberá ao município a decisão de quais escolas (municipais e estaduais) que receberão as palestras, conforme o número de horas técnicas disponibilizadas por município. Em relação à aquisição de materiais, como os gazebos, estes ou ficarão com os consórcios ou será feito um termo de comodato com os municípios, sendo que estes poderão usá-los para outras atividades, como em feiras municipais, considerando ser recurso público.

Aproximar

O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, percebe o projeto do turismo como uma oportunidade de aproximar as diferentes cadeias, neste caso, a do turismo, com a da agricultura familiar. “Essa proposta converge com a produção de alimentos, sua industrialização, com o turismo contemplativo, numa integração homem/natureza”, observa. Além disso, Petry destaca que o projeto dialoga com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional, que sempre buscou estimular a diversificação de alimentos, além de considerar uma excelente iniciativa para atração de turistas, fomentando toda a cadeia turística do município e do entorno. O presidente ainda faz um reconhecimento especial ao secretário executivo do CI/Jacuí, Altemar Rech, que muito se empenhou para cumprir todas as exigências e liderar o processo, entre outros colaboradores, pois tratava-se de um recurso represado.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa do Corede/VRP

Olá Jornal