IFSul Venâncio planeja ofertar novo curso integrado em 2019

Janine Niedermeyer
junho05/ 2017

O Instituto Federal Sul-rio-grandense quer modificar o perfil de seu próximo curso técnico integrado ao ensino médio, em Venâncio Aires. A inclusão de uma nova opção na unidade vem sendo analisada pela direção, com o propósito de atrair novos estudantes.

Conforme o diretor-geral, Cristian Oliveira da Conceição, a proposta é de atrair os olhares de jovens que por vezes tem interesse em estudar no campus, porém, pela falta de afinidade com os cursos disponíveis acabam mudando.

“A nossa ideia é ter um curso que dê uma habilidade diferencial, por exemplo, conseguir fazer um de Comércio Exterior Bilíngue. Talvez então seja um curso nessa área, ou um Logística Bilíngue. A pessoa que tiver a habilidade de trabalhar nesse mundo globalizado, ainda mais se tu for jovem, tu larga na frente”, ressalta o diretor.

Segundo ele, o primeiro passo para a inclusão dessa nova qualificação passa por uma pesquisa junto da comunidade. “Não se abre mais curso hoje se a comunidade não quer. Então brevemente vamos lançar uma pesquisa não só online, mas presencial, dialogando em alguns lugares”.

O educador explica ainda que hoje o campus já tem aprovado o interesse na implantação de um curso técnico integrado em Eletromecânica (hoje somente no modo subsequente), no entanto, que seguiria somente nos moldes tecnológicos. “Ele tem que ser bem pensado e montado, trabalhado e pesquisado. Segundo semestre a gente já começa a pesquisa, pra quem sabe no início de 2019 já poder ofertar”, destaca Conceição.

VESTIBULAR

O que preocupa também, afirma o diretor-geral, é uma queda na procura, por exemplo, do curso de Refrigeração e Climatização em número de inscritos nos vestibulares. “Ficamos tristes, pois poucos aqui na região tem o curso, que paga muito bem profissionalmente. No subsequente tivemos 15 inscritos no ano passado, para 32 vagas”.

Nesse sentido, Conceição explica que a tática de divulgação foi alterada, trocando em algumas vezes a ida para empresas do município pelas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), até em municípios da região, pois o IFSul recebe estudantes, por exemplo, de Santa Cruz do Sul e Taquari. “As outras cidades estão começando a ver o campus”.

Nas pré-inscrições que encerram na quarta-feira, 31 de maio, para o Vestibular de Inverno o campus de Venâncio Aires recebeu 154 candidatos para o subsequente em Eletromecânica (Noite) e 72 para o subsequente em Refrigeração e Climatização (Noite). Cada curso possui 32 vagas abertas.

Estes mesmos candidatos agora devem retornar ao site processoseletivo.ifsul.edu.br para realizar a confirmação da inscrição, que acontece até a próxima quarta-feira, 7. As provas estão marcadas para o dia 25 de junho e terão duração de três horas, com início às 9h.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer