IFSul de Venâncio Aires estuda criação de novo curso técnico subsequente na área industrial

Olá Jornal
junho21/ 2025

O campus Venâncio Aires do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) está analisando a possibilidade de ofertar um novo curso técnico subsequente na área de Controle e Processos Industriais. A proposta ainda está em fase inicial de estudos e levantamento de dados.

Segundo o diretor da unidade, Geovane Griesang, a oferta do novo curso está sendo avaliada internamente. “Estamos estudando um novo subsequente, mas por enquanto é um levantamento de dados. Seria na área de Controle e Processos Industriais”, comenta o professor.

O processo de criação e aprovação de novos cursos no IFSul envolve diversas etapas institucionais, incluindo a análise da Pró-Reitoria de Ensino e a aprovação final pelo Conselho Superior da instituição. A expectativa é de que o curso tenha uma estrutura semelhante aos demais subsequentes já oferecidos pelo campus, com duração aproximada de 18 meses e previsão de 32 vagas por turma.

Caso todas as etapas ocorram dentro dos prazos previstos, a intenção é que o novo curso seja lançado já no próximo ano. “Se tudo ocorrer dentro dos prazos e trâmites, nossa intenção é disponibilizar o novo curso ainda no próximo ano”, reforça o diretor.

Atualmente, o IFSul de Venâncio Aires oferece uma variedade de cursos presenciais em diferentes níveis de ensino. No ensino técnico integrado ao Ensino Médio, são ofertados os cursos de Informática, Refrigeração e Climatização e Comércio, além do curso técnico em Secretariado, na modalidade integrada para Educação de Jovens e Adultos (EJA). No ensino técnico subsequente, a unidade já conta com o curso de Eletromecânica.

Além disso, o campus também oferece cursos de nível superior, como Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia Mecânica, além da pós-graduação lato sensu Especialização em Educação: A Pesquisa como Princípio Pedagógico.

FOTO: Willian Oliveira/Arquivo Olá

Olá Jornal