Hospital São Sebastião Mártir instala tanque reserva de oxigênio

Olá Jornal
junho26/ 2021

O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) conta com novo reforço para garantir o suporte de oxigênio aos pacientes durante o enfrentamento da pandemia. Um tanque reserva de oxigênio com capacidade de 1.100 m³ foi instalado na última semana e amplia o potencial de atendimento já fornecido pelo tanque principal com capacidade de 3.300 m³.
O farmacêutico responsável técnico e coordenador de suprimentos da casa de saúde, Cássio Severo, explica que a instalação já havia sido solicitada em março devido ao aumento da demanda durante a segunda onda da doença. No entanto, o fornecedor optou por aumentar o número de entregas de oxigênio para garantir o abastecimento.

Agora, a previsão de chegada de uma terceira onda levou à instalação da unidade reserva. “O consumo de junho está elevado e também houve aumento no número de casos e ocupação das UTIs na região. Então é importante termos disponível um estoque a mais”, avalia Severo.

Até a segunda-feira, 21, o consumo do mês de junho de 13.762 m³ já superou o registrado em maio quando em 31 dias foram consumidos 13.005 m³. O volume ainda é menor comparado a meses anteriores mas a elevação coloca os profissionais em alerta.

Em abril, o consumo caiu 34% (17.478m³) devido a diminuição de internações pelo novo Coronavírus (Covid-19) após o pico histórico de 26.606m³ consumidos em março. A alta na demanda havia iniciado já nos quatro primeiros dias de março quando o consumo médio diário estava 67,6% maior do que o de fevereiro.

A possibilidade de instalação de uma usina geradora de oxigênio, projetada durante o quadro dramático registrado em março no município somado ao cenário de desabastecimento nacional não está descartada. Segundo coordenador de suprimentos do HSSM, a alternativa ainda está nos planos caso seja necessário a partir da sinalização de uma falta maior de oxigênio. O projeto chegou a ser planejado mas com a baixa no consumo em abril, não teve andamento.

Olá Jornal