Helicóptero realiza resgate de famílias na região de Vila Mariante por conta da enchente do Rio Taquari

Olá Jornal
novembro19/ 2023

Na manhã desta domingo, 19, um helicóptero enviado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul auxiliou no resgate de famílias ilhadas na região de Vila Mariante. Desde a manhã deste sábado, 18, as equipes da Defesa Civil municipal e da Prefeitura de Venâncio Aires, auxiliam na retirada de pertences e pessoas das regiões afetadas. O Vale do Taquari registrou uma nova cheia histórica, cerca de dois meses após o evento climático histórico, ocorrido entre os dias 04 e 05 de setembro.

Cinco pessoas foram resgatadas pelo helicóptero, sendo três moradoras de Bom Retiro e duas de Venâncio Aires, todas sendo encaminhadas para casas de familiares. No momento, não há mais pessoas para serem resgatadas na enchente do rio Taquari, em Vila Mariante. Com isso, o foco agora das equipes da Prefeitura, Defesa Civil e voluntários é levar alimentos e água também as famílias que não conseguem se deslocar.

Em Venâncio Aires mais de 150 pessoas tiveram que deixar as suas residências. O ginásio de Linha Mangueirão é utilizado como ponto de acolhimento.

As redes de energia em Vila Mariante e arredores foram desligadas. A medida foi adotada pela concessionária por conta do risco de curtos circuitos e choques elétricos. A medida afeta também o abastecimento de água. A previsão é de que esses atendimentos normalizem a partir desta segunda-feira (20). De acordo com o gerente da Corsan, Ilmor Dohr a companhia desloca também um caminhão pipa para abastecer parte das localidades de Taquari Mirim, Cerro dos Narcisos e Estância Nova.

REGIÃO

A enchente desta semana atingiu seu maior nível na manhã deste domingo, 19, quando o Rio Taquari chegou a cota de 28,94m metros em Estrela, na leitura das 7h, conforme o Serviço de Monitoramento Geológico Brasileiro (CPRM). Em Lajeado o nível do rio começou a reduzir, de forma lenta.

FOTO: Divulgação/AI PMVA

Notícia atualizada às 15h40min

Olá Jornal