Hamilton Werneck defende vivência de experiências em sala de aula

Janine Niedermeyer
maio12/ 2017

A conferência “Como ensinar bem e aprender melhor” abriu o terceiro dia do IX Fórum Internacional de Educação e XIII Fórum Nacional de Educação em Venâncio Aires. Evento que ocorreu na Sova até este sábado, 13, a programação recebeu na manhã desta sexta-feira, 12, o professor doutor Hamilton Werneck do Rio de Janeiro.

Com 2.350 conferencias no currículo pelo Brasil, 26 livros e 9 DVDs, o educador trouxe entre suas abordagens a importância de usar a tecnologia como aliada em sala de aula e de fazer os estudantes vivenciarem as experiências práticas, antes de serem inseridos de uma única fez na teoria.

Werneck lembrou que a escola proibiu desde sempre o celular na sala, porém, entende que essa é a melhor ferramenta para ensinar e aprender, relacionada a tecnologia. Segundo ele, muitas “guerras” o ser humano perdeu sempre que tentou lutar contra a tecnologia, usando como exemplos a máquina de calcular e de maneira geral e atual, o aplicativo Uber de transporte privado.

O professor conferencista defende que se ensine com tecnologia e se eduque com sensibilidade. “Se o aluno não entende aquilo que você explica, ele não tem condições de aprender. Na escola vamos direto as conclusões, sem passar pelas experiências. Newton na gravitação passou por uma série de experiências antes de chegar a conclusão”, frisa Werneck.

O docente ainda destacou a importância dos profissionais se atualizarem constantemente, uma vez que os aprendizados da universidade não bastam para lecionar por quatro décadas na sala de aula. Hamilton Werneck ainda enfatizou a necessidade de interação dos professores com os alunos e justamente trazendo exemplos práticos para sala de aula.

Confira o restante da programação do Fórum:
Sexta-feira, 12/05:
13h – Credenciamento
13h30 – Conferência: “Planejamento e gestão na escola: o tempo não pode esperar”
Conferencista: Alexandre Ventura – Portugal

18h30 – Credenciamento
19h – Painel: “O Velho e o Novo: Unindo Estratégias e Saberes do Passado, Presente e Futuro na Melhoria do Processo de Ensino-Aprendizagem”.
Conferencistas: Vasco Moretto de Brasília e Gustavo Moretto de Minas Gerais

Sábado, 13/05:
08h – Credenciamento
08h30 – Conferência: “Saberes e fazeres integrados no cotidiano da Educação: a prática na sala de aula”, com Emília Cipriano – São Paulo.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer