Grupo de Danças Açorianas de Venâncio se apresenta em evento estadual

Olá Jornal
novembro30/ 2022

O Grupo de danças folclóricas açorianas Resgatando Nossas Raízes, de Venâncio Aires integrou as programações da 1ª Conferência dos Municípios Luso Brasileiros do Rio Grande do Sul, no último sábado, 26. As atividades foram realizadas na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre.

A programação envolveu grupos culturais, escolas e municípios que tiveram colonização portuguesa. Além disso, gastronomia típica e artesanato fizeram parte das programações. O grupo de danças de Venâncio Aires integra o Núcleo Luso-Açoriano do município, mantido pela Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura (Acemuc). As apresentações iniciam em 2018.

O Grupo traz as danças vindas dos Açores, e presta homenagem à ilha do Pico, pois foi de lá que veio a primeira família e que deu origem à nossa cidade. O Capitão Francisco Machado Fagundes da Silveira recebeu uma sesmaria do Rei de Portugal, que mais tarde uma das netas herda. A mesma doa uma parte destas terras para a edificação de uma Capela em homenagem a São Sebastião Mártir. “A história de nossa cidade gira em torno do amor, da fé e religiosidade de uma mulher que vê seus filhos partirem para a Revolução Farroupilha e faz uma promessa”, relata o roteiro da apresentação.

Além das crianças da dança, as integrantes do Centro Luso-açoriano de Venâncio Aires e alguns pais, mães responsáveis pelas crianças acompanharam a programação na capital gaúcha.

Olá Jornal