O projeto lançado pelo ex-prefeito Airton Artus em 2013, que difundiu Venâncio Aires como pólo de proteína animal e idealizou a pavimentação asfáltica para a sede dos quatro principais frigoríficos localizados no interior do município, recebeu um novo e importante capítulo nesta semana. Dez anos depois, o prefeito Jarbas da Rosa apresentou a empresários de Linha Picada Nova, o projeto referente ao último trecho do chamado PAC dos Frigoríficos, que prevê a pavimentação de 7,2 quilômetros da estrada que liga a RSC 287 até o frigorífico Bom Frango. O projeto completa o primeiro ciclo de investimentos na proteína, mas garante desenvolvimento econômico não apenas para esse setor, mas para dezenas de comunidades também beneficiadas com os asfaltos.
Com a estrada para Santa Emília (Frigorífico Kroth) concluída em 2016, Linha Sapé (Frigorífico Sapé) em 2023 e Vila Mariante (Frigorífico Boi Gaúcho) também neste ano de 2023, a próxima e última etapa contempla a Avícola Bom Frango, em Linha Picada Nova. Para tanto, o prefeito Jarbas da Rosa revelou nesta semana, em reunião com empresários e vereadores da região, que o projeto para a pavimentação de 7,2 km, da RSC 287 até o ginásio da localidade, cerca de 500 metros além da empresa, foi cadastrado no mês de julho junto ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
De acordo com a proposta enviada ao Governo Federal, o Município buscará R$ 15 milhões para a obra que tem como principal justificativa o desenvolvimento econômico da localidade. “Pelo projeto, serão necessários até R$ 20 milhões para o trecho, mas terá contrapartida do Município. Agora estamos na fase de reunir mais dados para embasar o nosso dossiê em busca desses recursos”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa.
A secretária do Planejamento e coordenadora da Central de Projetos, Deizimara Souza, lembra que a conclusão do projeto garante ao Município agilidade quando da abertura de programas e linhas de crédito nos governos federal e estadual. “Agora ficaremos atentos aos programas onde será possível encaixar essa obra. Acreditamos que muito em breve teremos novidades. Além disso, nos próximos dias o prefeito irá à Brasília e fará pessoalmente a visita às bancadas em busca de emendas”, acrescenta a secretária.
Com a definição do projeto, valores e próximos passos, os empresários da região destacaram o momento de esperança renovada na Picada Nova. “Esse asfalto vai beneficiar produtores de fumo, cereais, o frigorífico, a arrozeira… A estrada trava há muito tempo o desenvolvimento da nossa região. Podem ter certeza que novas empresas e loteamentos vão acontecer. Senti uma firmeza muito grande no nosso prefeito e acredito que realmente agora isso vai ser concluído”, finalizou o empresário Paulo Santos.
CRÉDITO: AI PMVA