O governo federal publicou portaria nesta quarta-feira, 22, na qual oficializou a seleção de 187,5 mil moradias populares através do programa Minha Casa Minha Vida em todo o Brasil. A escolha das propostas pelo Ministério das Cidades foi oficializada em uma cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Venâncio Aires teve contemplada a proposta de construção de 112 apartamentos, no Bairro Aviação, pela ALM Engenharia e Construções LTDA.
O empreendimento venâncio-airense vai significar a retomada da habitação popular para famílias com renda até dois salários-mínimos (R$ 2.640). Como única alternativa para aquisição da casa própria, parte do imóvel será subsidiado pelo Governo Federal e outra parte financiado. O anúncio foi comemorado pelo prefeito Jarbas da Rosa, que reuniu secretários de Habitação e Desenvolvimento Social e do Planejamento para solicitar agilidade nos processos.
De acordo com a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, a portaria publicada nesta semana permite a ratificação do projeto local junto a Caixa Federal e após a apresentação do projeto de engenharia, o que deve ser feito em parceria com a construtora ALM. “Já fomos o primeiro o município a cadastrar o projeto junto ao Governo Federal e agora vamos correr também para apresentação desses documentos e contratação, o mais rápido possível”, ressalta.
Já com relação ao cadastro e seleção de famílias que ocuparão os apartamentos, o secretário Ricardo Landim lembra que já existe uma lista que é constantemente atualizada pela equipe de Habitação e Desenvolvimento Social. “Seguimos inscrevendo interessados e só posteriormente, quando for exigido pela Caixa Federal, faremos essa seleção com visitas e comprovações sociais”, completou.
CRÉDITO: AI PMVA