Fuvates projeta ampliação na prestação de serviços à comunidade

Olá Jornal
março24/ 2022

A Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), entidade mantenedora da Universidade do Vale do Taquari, nos últimos anos tem se moldado para ampliar a presença nas regiões onde atua. A entidade além do ensino, ampliou a sua área de abrangência e a prestação de serviços.
A criação do curso de Medicina em 2014 trouxe para a instituição com sede em Lajeado novas possibilidades de parceria com o setor público.

Para o ex-reitor e atual presidente da Fuvates, Ney José Lazzari, a presença da instituição nas cidades da região deve aumentar, a exemplo da parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires para gestão da unidade de saúde da penitenciária estadual. “A partir de 2015 temos um baque pelo fim do financiamento estudantil. O país já vinha de uma crise econômica e coroado com a pandemia. Com a abertura do curso de Medicina se abre um leque enorme de possibilidades de serviços,” explica.

Segundo o gestor, a mantenedora não tem interesse em gerenciar um hospital, para direcionar os estudantes. O modelo adotado é o de parcerias para incluir a prática dos estudantes na prestação de serviços à comunidade. “Ninguém tem esse modelo de parcerias em outras universidades como nós temos, muitas são donas de hospitais, não é o caso da Univates, não queremos ser donos de hospital. Estamos fazendo de outra forma, que está sendo excelente,” destaca Lazzari.

INTERNACIONAL
Outra linha de desafios para a instituição está na retomada da internacionalização. A proposta, segundo o presidente da Fuvates, é atrair pesquisadores do mundo, estudantes do país e de outras nações. Pensando em facilitar o contato, a instituição inaugurou neste mês um amplo residencial estudantil, em parceria com empresas do ramo. A Fuvates entrou com o terreno e investidores construíram os blocos residenciais.

“Share é um peça de toda a estrutura para atrair estudantes e cientistas que residam no campus, estudem e façam pesquisas. A internacionalização sempre foi um dos projetos da Univates, a pandemia acabou prejudicando, mas agora será retomado para atrair estudantes e intercambistas,” afirma.
O Share Univates em Lajeado tem duas torres com sete andares cada uma, com capacidade para até 436 camas, e oferece aos estudantes a oportunidade de morar no próprio campus, num ambiente moderno e pensado para atender a todas as suas necessidades.

Olá Jornal