Frente Parlamentar do Tabaco na Câmara de Vereadores vai propor audiência para abordar a Conferência das Partes

Olá Jornal
fevereiro16/ 2023

Proposta pela vereadora Sandra Wagner (PSB), a Câmara de Vereadores vai ganhar uma Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Tabaco, aprovada na sessão desta quarta-feira, 15. A comissão especial pretende ampliar os debates sobre a cadeia produtiva em Venâncio Aires, aliando aos trabalhos feitos por igual grupo de trabalho formado na Assembleia Legislativa. Entre as prioridades, e por ser ano da 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-quadro para o Controle do Tabaco, a proposta destaca que audiências serão organizadas para discutir pontos do principal tratado mundial de saúde.

“Vamos buscar realizar inclusive audiência pública em parceria com a Assembleia Legislativa, que também tem uma Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Tabaco, para ampliar os debates sobre a próxima conferência das partes da convenção-quadro. Este é um assunto que precisa ser discutido com os produtores, como forma de desmistificar o tema, e garantir aos produtores espaço para discutir e tirar dúvidas,” argumenta Sandra.

A realização de encontro estadual em Venâncio Aires já foi discutida em agenda da parlamentar nesta terça-feira, 14, na Assembleia Legislativa. Sandra visitou o colega de partido e deputado estadual Elton Weber (PSB), que também integra a comissão parlamentar no Legislativo gaúcho, além do deputado Zé Nunes (PT).

Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Tabaco foi aprovada por unanimidade nesta quarta, na Câmara de Vereadores. Segundo a proposta, o grupo formado por três vereadores, vai liderar debates, ações e campanhas em defesa da principal categoria profissional no meio rural do município.

Além das audiências para abordar a COP10, que ocorre no Panamá no fim de novembro, o grupo municipal também vai debater, junto com a Assembleia Legislativa, o cumprimento da lei que obriga a classificação do tabaco na propriedade. A regra foi aprovada no fim do ano passado, e passou a vigorar no início deste ano.

Olá Jornal