Frente Parlamentar da Agropecuária emite nota repudiando o não credenciamento de deputados na COP10

Olá Jornal
fevereiro07/ 2024

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou nota oficial nesta terça-feira, 06, repudiando o banimento de deputados federais, estaduais e membros governamentais da 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. O evento da Organização Mundial da Saúde ocorre no Panamá e iniciou nesta segunda e segue até sábado, 10.

No primeiro dia a comitiva de parlamentares que defendem a produção agrícola de tabaco não tiveram credenciamento para acompanhar as discussões. Junto com os deputados, a FDA busca a interlocução do governo brasileiro para garantir a participação, pelo menos como ouvintes, durante a COP10.

A nota também lamenta o não credenciamento de representantes da imprensa para acompanhar os debates sobre o tratado global de controle dos produtos de tabaco. O documento é assinado pelo deputado federal Pedro Lupion (PP-PR).

A FDA defende os interesses do agronegócio brasileiro no Congresso Nacional. De composição pluripartidária e reunindo mais de 200 parlamentares, a bancada tem sido um exemplo de grupo de interesse e de pressão bem sucedido. É considerada a mais influente nas discussões, articulações e negociações de políticas públicas no âmbito do Poder Legislativo.

CONFIRA A NOTA:

A Frente Parlamentar da Agropecuária manifesta sua indignação com os organizadores da COP 10 do Tabaco, iniciada nesta segunda-feira (05/02) no Panamá, devido à proibição do acesso dos deputados estaduais e federais brasileiros, bem como de representantes do governo do estado do Rio Grande do Sul e de veículos de imprensa brasileiros.

Impedir o credenciamento de parlamentares e jornalistas é um ato lamentável que reitera a falta de transparência e democracia dos organizadores, o que já foi denunciado em outras oportunidades.

A cultura do tabaco representa o oitavo item de exportação nacional, sendo crucial para pelo menos 488 municípios e 130 mil famílias de agricultores brasileiros que dependem exclusivamente dessa atividade econômica. São milhões de envolvidos.

Portanto, a Frente Parlamentar da Agropecuária exige da organização do evento uma explicação urgente sobre os motivos que levaram à exclusão de seus membros da Conferência, bem como uma posição do governo brasileiro.

           Deputado Pedro Lupion
           Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

Olá Jornal