Fórum da Diversificação vai abordar modelos cooperativos na agricultura familiar

Olá Jornal
janeiro05/ 2023

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) e a Associação dos Fumicultores do Brasil – Afubra, estarão coordenando a 7ª edição do Fórum da Diversificação, junto a Expoagro Afubra 2023. O tema desta edição será “Modelos cooperativos na agricultura familiar de alimentos” com foco na organização, produção, agroindustrialização, mercado e comercialização de alimentos.

Para tanto, as instituições se reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 5, para oficializar o convite aos presidentes e representantes das cooperativas da região, para que estas apresentem os seus cases, são elas: Coopervec (Vera Cruz), Coopersanta (Santa Cruz do Sul), Coopasvale (Passo do Sobrado e Vale Verde), Cooprova (Venâncio Aires), Cooperlaf (Boqueirão do Leão), Ecovale (Santa Cruz do Sul) e Copromel (Santa Cruz do Sul). O evento será realizado no dia 22 de março, às 14h, no Auditório (entrada do parque).

Conforme o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, a produção e a oferta de alimentos aos mercados consumidores regionais é uma potencial alternativa de diversificação na agricultura familiar. Nos últimos anos o Vale do Rio Pardo teve uma evolução muito importante neste tema. Embora alguns desafios ainda presentes e que certamente serão também considerados no evento, a organização de agricultores familiares no Vale do Rio Pardo, região expoente na produção de tabaco, torna-se exemplo e inspiração de como aproveitar este potencial em outras regiões e fortalecê-lo regionalmente.

O presidente lembra que, no início dos anos 2000, iniciou-se uma intensa e forte discussão deste tema resultando na montagem de um projeto de Mini Ceasa Regional como forma de estruturar o mercado e incentivar a produção. Decorreu inclusive a inserção e classificação do projeto numa Consulta Popular conquistando recursos do orçamento estadual para sua implementação.

A partir daí e daquele período até hoje houve muitos avanços, com a participação de várias entidades do setor público e privado, políticas públicas que fomentaram iniciativas para o desenvolvimento destas organizações cooperativas. Percebe com muita clareza que o modelo cooperativo de organização é o ideal. De acordo com Petry, as cooperativas são importantes exemplos de uma organização em rede, que objetivam o fortalecimento da economia local.

Linha do tempo
O presidente da ExpoagroAfubra, Marco Antonio Dornelles, destaca que para a feira, que chega a sua 21ª edição, é fundamental poder olharmos para essa linha de tempo e ver o que aconteceu na região em termos de produção e comercialização de alimentos, observando os gargalos, mas sobretudo os aspectos positivos, inclusive como inspiração e motivação para os jovens estudantes de escolas técnicas.

Dornelles ressalta que, muito antes dos recursos, é imprescindível se ter bons projetos elaborados, e iniciativas como essa, do Fórum da Diversificação, são exemplos disso. Ele considera que durante a ExpoagroAfubra é importante falarmos de mercado, pois este dará garantias de investimento ao produtor. Dornelles, que também é vice-presidente da Afubra, sugeriu que este grupo de cooperativas se organize ao longo do ano em busca de experiências em feiras e missões dentro e fora do país.

A proposta do evento a partir das cooperativas é de trazer indicadores que mostrem a realidade desse segmento, as potencialidades, mas também os gargalos. Aspectos como o volume de produção anual de cada cooperativa, o mercado, número de famílias envolvidas, a organização, o histórico, as políticas públicas, os desafios e perspectivas de cada uma, deverão permear o encontro, que, a posterior, será aberto a perguntas e debate com o público presente.

O evento será aberto ao público em geral, e pretende-se contar com a participação de alunos de escolas técnicas bem como, secretários municipais de Agricultura, lideranças do setor, entidades e organizações ligadas e interessadas ao tema. Pretende-se ao térmico do evento, elaborar uma “Carta de Intenções” para posterior encaminhamento a lideranças do setor rural, afim de mostrar o que existe, dar visibilidade e buscar soluções junto aos governos, para os desafios que se apresentarem.

Crédito: Felipe Seibert/ Diana Filipina Anton
Texto: Diana Filipina Anton – secretária executiva do Corede/VRP

Olá Jornal