Fórum da Diversificação na 22ª Expoagro Afubra terá como tema as agroindústrias familiares

Olá Jornal
março18/ 2024

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), juntamente com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), irão realizar o Fórum da Diversificação, que terá como tema, este ano, as agroindústrias familiares. O foco principal será apresentar cases de três agroindústrias da região e palestras sobre a temática. O evento será sediado no auditório central do parque da Expoagro Afubra, no dia 19 de março, a partir das 13h.

O evento contará com cases das agroindústrias Sabores do Vale (Vale do Sol), Aipim Mallmann (Venâncio Aires) e Embutidos Schunke (Vera Cruz), com o objetivo de valorizar as agroindústrias familiares da região do Vale do Rio Pardo, mostrando suas realidades, conquistas, assim como os desafios enfrentados no dia a dia.

Como previsto na programação, o Fórumda Diversificação também contará com três palestras. A primeira será sobre o histórico da construção da política de agroindústrias no Rio Grande do Sul, desafios e perspectivas futuras, com Diego Kiefer Moreira. O palestrante é representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), ex presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cachoeira do Sul e formado em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural.

A palestra seguinte será sobre Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) no Rio Grande do Sul. O responsável por abordar o tema será o Endrigo Ziani Pradel, chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal da SEAPI, formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e especialista em Gestão Rural pelo Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP).

Já o último palestrante, Rudimar Caberlon, diretor executivo do CISGA, formado em administração de empresas, com pós-graduação em gestão de políticas públicas, vai falar sobre o Histórico da estruturação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA).

DADOS
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), existem 3.903 agroindústrias cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) no Rio Grande do Sul. Destas, 241 estão distribuídas no Vale do Rio Pardo – 157 são de origem vegetal, 73 de origem animal, 8 de bebidas e 3 de bebidas e vegetal.

O presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, ressalta que o Fórum da Diversificação é um espaço voltado para avaliar temas e oportunidades na área da diversificação tanto produtiva quanto tecnológica no âmbito da agricultura familiar. A cada evento, um tema passa a permear as apresentações no debate. “Este ano, as agroindústrias tiveram uma evolução muito importante dentro da região do Vale do Rio Pardo e se consolidaram como uma alternativa interessante como atividade econômica para as pequenas propriedades abordarem o tema. Momento em que vamos avaliar o histórico da evolução destas agroindústrias, o contexto em que elas se estruturaram, as perspectivas de futuro, e eventuais gargalos que precisam de uma atenção para que esses setores se consolidem cada vez mais”, observa o presidente do Corede/VRP.

O evento será gratuito, aberto ao público e estima-se contar com a presença de escolas técnicas de nível médio da região, secretários da agricultura, entidades e organizações que se interessarem na temática. Após as apresentações e palestras, o evento contará com um espaço para perguntas e debate com os ouvintes presentes.

Texto: AI Corede/VRP

Olá Jornal