Formatura do Direito na Unisc de Venâncio exalta tradição em família

Olá Jornal
abril12/ 2022

A formatura do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no campus de Venâncio Aires, foi marcada pela emoção. E não somente pela emoção tradicional em todas as formaturas. Desta vez, as formandas Maria Eduarda Dias Flores e Rafaela Wünsch Kroth tiveram motivos especiais para comemorar a solenidade que ocorreu no mês de março.

Maria Eduarda teve na solenidade a presença da avó materna, Flávia Therezinha Saraiva Dias. Flávia é ex-aluna da Unisc e concluiu o curso de Direito em 19 de dezembro de 1975. Já Rafaela teve a presença da mãe, Loiva Teresinha Wünsch, egressa da Unisc de Venâncio, que também colou grau na universidade em 9 de março de 2019.

As duas tiveram a influência da mãe e da avó na escolha do curso. “No último ano do Ensino Médio eu estava em dúvida sobre qual carreira seguir. Nesse período, minha mãe já estava cursando, há três anos, a faculdade. Então, eu já tinha contato com o curso de Direito, as dmatérias e conteúdos, com a Unisc. Fiz um teste vocacional que só confirmou o interesse pelo curso. A escolha pela Unisc foi influência da minha mãe, que sempre elogiou os professores, as aulas, a estrutura da universidade e do ensino”, enfatiza Rafaela, de 23 anos.

Rafaela tem orgulho da mãe ter voltado a estudar depois de um longo período longe das salas de aula. “Com muito esforço, se formou em 2019 e com a melhor média da turma. Esse é um dos vários motivos pelos quais me inspiro nela. Foi uma honra e alegria presenciar uma homenagem tão bonita, realizada pelo paraninfo e pelo reitor da universidade, à minha mãe. Ela foi lembrada pelo seu empenho em estudar e pela influência que teve na minha trajetória acadêmica, tanto na escolha do curso, como da universidade.”

A mãe Loiva, de 50 anos, também guarda o momento, considerado inesquecível, na memória. “É um orgulho ver a minha filha se formar no mesmo curso e universidade que eu, e saber que pude influenciar de forma positiva na vida dela. Sempre tive desejo em cursar Direito e o que influenciou a escolha foi a proximidade com o tema, que o trabalho que exercia no Cartório de Registro Civil me proporcionou, além da necessidade e vontade de ampliar os conhecimentos e das oportunidades que o curso proporciona”, completa.

Já Maria Eduarda, de 28 anos e natural de Taquari, diz que a escolha pelo Direito vem desde que nasceu. “Desde pequena sonho em ser delegada de polícia. Com o meu crescimento, ao lado da minha avó, trabalhando no fórum, onde eu, pequena, ia todos os dias buscá-la, alimento ainda mais esse grande sonho.”

Sobre a solenidade, a advogada diz que faltam palavras para explicar a emoção. “Gratidão a Deus, primeiramente, por ter tido essa oportunidade! Aos seus 90 anos, ela pode estar presente formando mais uma neta! Agradeço todo o carinho que os professores e reitores tiveram com ela nesse momento especial.”

CRÉDITO: AI UNISC

Olá Jornal