Fetag faz campanha de incentivo ao voto consciente nas eleições deste ano

Olá Jornal
julho30/ 2018

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) está engajada na mobilização dos cidadãos para que votem nas Eleições. A campanha ‘Seja Cidadão! Valorize o seu voto!’ tem como objetivo combater o voto nulo e branco e incentivar uma escolha consciente.

Esta é a primeira vez que a Fetag se envolve em uma ação deste tipo e o presidente Carlos Joel da Silva, explica que a entidade não pode ficar de braços cruzados vendo a desinformação das pessoas. Para ele, informar e conscientizar é um dos deveres da entidade. “Temos a responsabilidade de orientar, não queremos dizer em quem as pessoas têm que votar, mas sim que precisam votar.”

A ideia da campanha surgiu com a percepção do descrédito da população e a proliferação de postagens contra o voto. Algumas sugerem até que a eleição poderia ser anulada caso haja 50% dos votos nulos ou brancos, o que não passa de um mito.

Os sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) de todo o estado possuem material de divulgação da campanha e auxiliam na disseminação das informações em prol do voto consciente. O presidente do STR de Venâncio Aires, Cláudio Fengler, acredita que cada pessoa deve avaliar o candidato em quem vai votar, pesquisar, ir atrás do histórico político do candidato e escolher o que considera a melhor opção. “Existe gente boa na política. Quem deixar de votar, deixa de poder reclamar, perde o direito. Sozinhos não somos nada,” afirma.

ENTENDA
O mito de que se mais de 50% dos votos forem nulos, a eleição é anulada surgiu com uma interpretação errada do art. 224 do Código Eleitoral. A legislação prevê nulidade da votação a partir de votos tornados nulos por decisão judicial devido à práticas, como por exemplo, de abuso de poder político, quando viciada de falsidade, fraude e coação. Em uma eleição, apenas os votos válidos são considerados na contagem final, por isso, se a maioria dos eleitores votar nulo, todos esses votos serão descartados e ganhará o candidato com mais votos válidos.

Olá Jornal