Feriadão de 7 de Setembro será marcado por chuva no Rio Grande do Sul

Olá Jornal
setembro06/ 2023

O feriadão de 7 de Setembro será marcado pela chuva no Rio Grande do Sul. Segundo especialistas, setembro será marcado por períodos de chuva forte no RS. A MetSul Meteorologia alerta para novo episódio de intensa instabilidade no Rio Grande do Sul com onda de tempestades de granizo e vendavais com chuva forte que afetará o Sul do Brasil, parte do Centro-Oeste, o Paraguai, Nordeste da Argentina e o Uruguai.

Frente quente começa a se formar na noite de hoje no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho e trará tempo muito instável com chuva forte e tempestades amanhã no estado. Será a segunda onda de chuva forte e temporais a afetar o território gaúcho nesta semana.

Este segundo episódio de instabilidade da semana vai atingir todas as regiões gaúchas, mas os seus efeitos em termos de chuva serão mais sentidos no Oeste e no Sul, especialmente na fronteira com o Uruguai e áreas próximas, diferentemente do primeiro que teve maior impacto sobre a Metade Norte gaúcha com vendavais e chuva extraordinária que ficou entre 300 mm e 400 mm em alguns pontos, o que levou à catástrofe no Vale do Taquari. Nuvens muito carregadas vão rapidamente se formar entre a madrugada e a manhã desta quinta sobre o Uruguai, o Oeste e o Sul gaúcho com chuva intensa, muitos raios e granizo.

ALERTA

O Inmet emitiu dois avisos laranja de perigo no Estado, com início às 21h desta quarta-feira e fim às 23h59min de quinta. Um deles alerta para ventos costeiros no litoral gaúcho. O outro, válido para o sul, fronteira oeste e parte da região central do RS, destaca o risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Pode haver ainda corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Com informações GZH e MetSul

Olá Jornal