Faltam 873 pessoas para Venâncio Aires alcançar meta populacional ao censo do IBGE

Olá Jornal
maio09/ 2023

Vem surtindo efeito a campanha de mobilização organizada pela Prefeitura de Venâncio Aires em busca de moradores que não haviam respondido o questionário do censo do IBGE. Com a solicitação de prorrogação nos prazos iniciais para finalização dos dados, para que o município pudesse realizar uma força tarefa em busca dessas pessoas, a Capital do Chimarrão chegou a 593 registros de residências ou famílias, que totalizam, duas mil pessoas que não estavam inseridas no censo deste ano.

Faltando apenas 873 habitantes para chegar aos índices que mantenham o município nos atuais patamares do FPM, Fundo de Participação dos Municípios, a campanha é prorrogada mais uma vez, e agora o prazo final fica para 28 de maio. “A exatidão no número de habitantes é importante porque é a base para o cálculo dos governos estadual e federal para o repasse de diversos de recursos financeiros”, explica a secretária da Fazenda, Fabiana Keller.

A projeção do município era contabilizar 72.373 habitantes, de acordo com a curva de crescimento do Censo IBGE 2010, o que manteria Venâncio Aires no índice 2,6 do FPM, que são para municípios com população entre 71.317 e 81.504 moradores.

No entanto, com os dados preliminares apresentados pelo IBGE em dezembro de 2022 de 68.420 habitantes, e que em março deste ano, já com algumas correções, chegou a 68.444 extraoficialmente. Com isso, assim como outros municípios do país, que sinalizavam queda no número de habitantes, o município pediu prorrogação dos prazos para fechamento do censo e iniciou uma busca ativa, em uma verdadeira força-tarefa, com apoio de secretarias município, veículos de comunicação e entidades.

Nesta terça-feira, a busca foi prorrogada por mais alguns dias, devendo ser finalizada até 28 deste mês. O IBGE pretende apresentar os dados populacionais oficiais em junho deste ano.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal