Falta de boas práticas com o solo pode prejudicar financiamentos de safra

Olá Jornal
abril17/ 2023

Assim como outros financiamentos, as ações de risco ou de cuidados podem gerar prejuízos. É o caso do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o principal financiador de safras aos pequenos produtores. O Pronaf exige apresentação de análise de solo para agricultores familiares.
Em Venâncio Aires, o escritório local da Emater/Ascar ajuda os produtores na elaboração dos projetos para obtenção do crédito. Segundo o engenheiro agrônomo e chefe da unidade venâncio-airense, Vicente Fin, o assunto é fundamental e precisa receber atenção dos produtores, para o manejo correto do solo, já que pode barrar o acesso aos financiamentos agrícolas. O tema ganha destaque com a celebração do Dia Nacional da Conservação de Solos, lembrado no último sábado, 15 de abril.

“Dia Nacional da Conservação de Solo, para ver a importância, recebe um dia especial. Isso envolve um contexto, a humanidade desde o passado, utilizava a terra para garantir a sua existência. Queira ou não, o solo é um bem valioso, gera alimentos. É significativo e deve ser olhado desta forma. E também é preciso enxergar o solo como um ser vivo, ali dentro existe parte mineral, fertilidade natural, e que dependendo da sua condição produz mais ou menos alimento para a subsistência humana,” destaca Fin.

O chefe da Emater destaca também que a maior parte do Proagro concedido na região ocorre por problemas de estiagem, onde os cuidados com o solo ganham espaço de oportunidade para fazer a diferença. O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária é um programa do governo federal que visa isentar o produtor rural de obrigações financeiras relativas aos financiamentos rurais de custeio agrícola quando a lavoura assistida tiver sua receita reduzida por causa de eventos climáticos ou pragas e doenças sem controle.

Segundo Fin, os impactos da estiagem podem ser mitigados com a melhoria do manejo que aumenta a matéria orgânica no solo, diminui a densidade e a compactação. “Bem precioso que a cada dia pode ser melhorado e devolver melhores produções,” conclui Fin.

Olá Jornal