Expoagro Afubra projeta alcançar os 200 mil visitantes na edição de 2023

Olá Jornal
novembro15/ 2022

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) iniciou os preparativos da 21ª Expoagro Afubra. A edição ocorre em março de 2023, mas o parque em Rincão Del Rey já recebe melhorias. Após o recorde de 180 mil visitantes, neste ano, com a retomada do evento de forma integral, a projeção é de alcançar os 200 mil visitantes na programação entre os dias 21 a 24 de março do próximo ano.

Para suprir a demanda de estrutura, o parque recebe melhorias. Além de novas áreas de estacionamento, o espaço de expositores comerciais terá uma nova rua, que já está comercializada para empresas que pretendem apresentar produtos e serviços para o público. O gargalo, o acesso ao estacionamento, recebe atenção especial da coordenação, buscando evitar as longas filas de congestionamento na BR-471, entre Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.

“Para melhorar este acesso mudamos o estacionamento, onde os expositores e trabalhadores terão um local exclusivo. Também a via de acesso contará com quatro pistas internas, projetando mais fluidez ao tráfego na parte interna do parque. Com o acesso em uma via registramos também engarrafamentos no acesso, o que acarretou nos congestionamentos. Com essa melhoria e maior capacidade de vagas vamos conseguir agilizar esse acesso ao parque,” destaca o coordenador da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Dornelles.

Para o responsável pela organização, os quatro dias de evento e melhorias na estrutura podem ajudar na recepção de mais visitantes. “Acreditamos que podemos alcançar os 200 mil visitantes. Com o retorno das programações normais, após duas edições não ocorrendo em função da pandemia, vimos que em 2022 já alcançamos números históricos,” comenta.

AGROINDÚSTRIAS
Na edição de 2023 são esperados 200 expositores no Pavilhão das Agroindústrias. A estrutura foi ampliada na última edição e busca oportunizar vendas aos empreendimentos familiares da região. “É um dos pontos mais visitados do parque e na edição de 2023 devem ser cerca de 200 expositores. O local possui capacidade para até 240 e empreendimentos, porém, na sua capacidade máxima, a circulação fica limitada,” destaca Dornelles.

As inscrições para as agroindústrias interessadas podem ser feitas até 25 de novembro de 2022, mediante preenchimento da ficha de inscrição que está disponível nos sindicatos vinculados à Fetag-RS e nos escritórios da Emater/RS-Ascar. Ambas as entidades irão encaminhar cópia das inscrições e dos documentos dos empreendimentos ao Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Dafa/Seapdr), que ficará responsável pela triagem e checagem dos critérios de participação. A divulgação das agroindústrias familiares que estarão presentes na 21ª Expoagro Afubra será feita em dezembro.

Olá Jornal