Expoagro Afubra foca no pequeno produtor e busca incentivar inovação e sustentabilidade nas propriedades

Olá Jornal
março22/ 2023

A 21ª Expoagro Afubra segue até sexta-feira, 24, no parque em Rincão del Rey, Rio Pardo. A programação é voltada aos pequenos agricultores, e busca garantir oportunidades para aprimoramento das propriedades, com inovação e sustentabilidade. Esses também são os eixos temáticos da edição deste ano da feira. Aliado a isso, um tema ganha força nos debates, o combate à estiagem, que atingiu quase todos os municípios gaúchos ao longo dos últimos meses.

Segundo o coordenador da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo, Marco Antônio Dornelles, a Arena de Inovação foi criada para ser o espaço de discussão e apresentação de ações que melhorem a produção agrícola nas pequenas propriedades rurais. ”A programação trabalha a inovação e a sustentabilidade com destaque. Inovação do agro, um espaço específico para apresentar e discutir novidades para a produção agrícola. Os visitantes vão encontrar inovações por todo o parque da Expoagro Afubra.”

Dentro da área de sustentabilidade, Dornelles, afirma que a programação irá discutir medidas que possam diminuir o impacto dos períodos de estiagem. Na quinta-feira, 23, ocorre o 3º Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar. O evento inicia às 14h no auditório central.

“Não é somente a reservação de água, mas sim todo o cuidado com o solo e manejo correto das lavouras. É preciso melhorar as condições do solo para garantir capacidade de armazenamento,” destaca Dornelles.

Além do seminário, promovido pela Fetag, entidades sindicais e de assistência técnica, empresas e demais setores irão expor e apresentar novidades na área de irrigação. “É importante também o investimento que os produtores e municípios devem fazer para reservação de água. Nós temos boas quantidades de chuva no Rio Grande do Sul, mas precisamos discutir formas de armazenagem deste volume,” comenta.

INFLUENZA AVIÁRIA
Assunto que vem preocupando produtores de aves e exportadores envolve a Influenza Aviária, identificada na Argentina. Para debater o assunto, o Ministério da Agricultura e Pecuária irá promover palestra “Prevenção da Influenza Aviária – Contextualização e impactos”. Os trabalhos serão liderados pela auditora fiscal federal agropecuária, doutora Taís Oltramari Barnasque. A programação ocorre no auditório central, a partir das 10h30min na quinta-feira, 23.

CRESCIMENTO
A edição deste ano ganhou mais espaço, com crescimento na área de estacionamento e para expositores. O número de empresas expondo cresceu 10%, passando para 523 expositores, em 35 hectares de área. “Tivemos uma procura grande de expositores no ano passado, e nesta edição aumentamos em quatro mil metros quadrados nos espaços. Essa é uma edição com crescimento de espaços para exposição e se projeta para números muito positivos,” afirma Dornelles.

A expectativa da organização é de alcançar o número de visitantes contabilizados em 2022, quando mais de 180 mil pessoas passaram pelo parque. Naquela oportunidade, 83,16% eram produtores rurais.

Olá Jornal