Evento marca Dia Internacional da Mulher Negra em Venâncio Aires

Olá Jornal
julho26/ 2023

O dia 25 de julho é nacionalmente conhecido pela comunidade negra como Dia de Tereza de Benguela, mulher negra símbolo de resistência quilombola, grande líder do Quilombo dos Piolhos, em Mato Grosso na década de 1740. E essa data também se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra. Em diferentes regiões do Brasil coletivos negros femininos e instituições realizam ações e atividades. Neste ano Venâncio Aires também colocou a data no calendário local, com iniciativa da Produtora Cultural Jaqueline Santos, em parceria do ator Sérgio Rosa, foi o realizado o primeiro Encontro de Mulheres Negras. A programação foi realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos e contou com a participação da deputada estadual Laura Sito (PT).

“Falando da nossa região especificamente aqui em Venâncio Aires acaba passando despercebido porque temos o feriado do Dia do Colono e Motorista. Mas dias, e encontros como este são de suma importância para demarcar a sua importância na sociedade. Poder reunir mulheres negras potentes do nosso município que contribuíram com suas experiências, vivências, narrativas e ações para Jaqueline ativista que sou hoje me faz acreditar em uma sociedade onde a mulher negra não esteja na base da pirâmide social, e que sim é somente juntas, unidas que vamos conseguir chegar onde quisermos sem limite de fronteira,” destaca Jaqueline.

Cerca de 35 mulheres negras se reuniram confraternizando num almoço oferecido pelos artistas, no salão de festas da entidade sindical. Além do almoço as mulheres puderam partilhar vivências e narrativas. E ouviram e trocar ideias com a deputada estadual, convidada do almoço.

“Espaços como esse são sempre muito emocionantes. Gênero e raça se interseccionam de forma muito forte no Brasil, especialmente no interior gaúcho. Nossas vivências são essencialmente políticas em todas as dimensões,” comenta a parlamentar Laura Sito.

Pela expectativas das mulheres presente e dos organizadores esse promete ser o primeiro de muitos encontros. “A vinda da Deputada Estadual Laura Sito potencializa ainda mais essa ideia, onde sim a política é a maior ferramenta de transformação que temos, mas que para este movimento acontecer de fato, será somente na Coletividade, acreditando que mais mulheres negras podem ocupar estes espaços para que em um futuro próximo tenhamos muitas Lauras nas câmaras, assembleias, ministérios, onde elas quiserem porque nunca mais será sem nós,” ressalta Laura.

A produtora cultural Jaqueline e o ator Sérgio avaliaram o resultado do evento como um sucesso, pois o encontro foi realizado em uma semana, pois a ideia surgiu a partir de uma conversa deles com a Deputada na última semana, e em sete dias articularam e organizaram. Para eles uma próxima edição deverá ser maior.

CRÉDITO: AI Sérgio Rosa

Olá Jornal