Estufa em miniatura e outras tecnologias serão levadas pela JTI à Expoagro Afubra 2023

Olá Jornal
março20/ 2023

A 21ª edição da Expoagro AFUBRA, realizada pela Associação dos Fumicultores do Brasil, acontece entre os dias 21 e 24 de março de 2023, em Rincão del Rei, Rio Pardo. O evento tem por objetivo aproximar tecnologias, culturas, processos de produção e o conceito de diversificação da propriedade à realidade de agricultores.

A Japan Tobacco International (JTI), por meio do seu Centro de Desenvolvimento Agronômico e Treinamento em Extensão Rural (ADET), que concentra importantes pesquisadores da área da cultura do tabaco, aproveitará a oportunidade para demonstrar soluções e tecnologias voltadas a essa cultura. 

Uma prévia do que os produtores e demais visitantes encontrarão por lá são, por exemplo, soluções para redução de mão de obra e energia no processo de cura do tabaco. Uma dessas alternativas estará representada por uma estufa em miniatura, com sistema mais prático para a colheita. “Esse novo modelo de estufa reduz a mão de obra necessária durante a cura do tabaco. Ela também incrementa a qualidade e garante um consumo menor de energia e de lenha”, explica Dionatan Edié Hermes, supervisor de treinamentos e projetos agroambientais da JTI.

Em outro ponto do estande, haverá uma demonstração sobre a eficácia do controle biológico de pragas. Os visitantes poderão obter informações e comparar uma amostra de tabaco afetado pelo que popularmente se chama de traça do fumo (nome científico Ephestia elutella) em relação a outra amostra de tabaco sem o controle feito naturalmente pela vespa parasitóide, seu inimigo natural, 

Por fim, na área externa, a JTI demonstra quatro das etapas da produção do tabaco. A primeira representará a importância do manejo conservacionista para situações em que ocorre erosão do solo. Na sequência, há uma demonstração envolvendo a mistura de plantas de cobertura de verão sobre camalhões. Nessa etapa, destaca-se a importância das plantas de cobertura no sistema de plantio direto, com os camalhões já feitos, para obter todos os benefícios físicos, químicos e biológicos que essas plantas oferecem ao sistema.

A demonstração de perdas por erosão vem em seguida, reforçando a importância do manejo conservacionista em sistemas de longo prazo, com plantio direto e cultivo mínimo, para evitar perdas por erosão.

Para finalizar, raízes e plantas de cobertura demonstradas por plantas com sistema radicular em desenvolvimento serão expostas com o objetivo de mostrar aos produtores seus potenciais em diferentes condições de solo. 

A 21ª edição do evento tem entrada gratuita e acontecerá no Km 161 da BR 471, em Rincão del Rey, Rio Pardo – RS. 

CRÉDITO: AI JTI

Olá Jornal