Estudantes comemoram a fundação da primeira cooperativa escolar de Venâncio Aires

Olá Jornal
dezembro14/ 2022

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira fundaram na manhã da última sexta-feira, 9, a Cooperativa Escolar Mar de Sonhos, a primeira de Venâncio Aires. O projeto, desenvolvido desde maio no educandário localizado em Vila Deodoro, no interior do município, tem incentivo da Sicredi Vale do Rio Pardo por meio do Programa Cooperativas Escolares, que tem por objetivo ser um laboratório de aprendizagem dos princípios cooperativistas. Durante a assembleia de fundação, o grupo aprovou o Estatuto Social, apresentou o logotipo, bem como realizou a eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal.

A cooperativa escolar é composta por 44 alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio. O grupo de propõe a cooperar e colaborar com a comunidade escolar, realizar eventos beneficentes e sociais, produzir objetos de aprendizagem e proporcionar espaços esportivos e culturais. O logotipo foi desenvolvido pelos próprios estudantes e está repleto de simbologias e leva três elementos da natureza: terra, água e ar. As cores verde, azul e laranja trazem diversos significados, como prosperidade, consciência, flexibilidade, alegria, vitalidade, sucesso, atitudes positivas, energia, comunicação, criatividade, entre outros.

Na eleição e posse dos Conselhos de Administração e Fiscal foi escolhido o presidente Samuel José Becker, do 2º Ano do Ensino Médio, e o vice Guilherme Luís Ruppenthal, do 1º Ano do Ensino Médio. Os novos líderes apresentaram o plano de gestão, com ênfase ao auxílio à escola em realização de eventos, atividades em prol do educandário, busca por novos sócios, ações junto a campanhas sociais, entre outras demandas. Em seu discurso, o presidente destacou a reponsabilidade, a seriedade e o comprometimento. “Quero contribuir com o melhor para todos”.

Muito emocionada, a professora orientadora da Cooperativa Escolar Mar de Sonhos, Pâmela Tanise Martins Pires, falou sobre os desafios durante o processo e a determinação dos alunos. “A colaboração move as pessoas. Agradeço por ter aceitado este desafio. Todo o desafio nos torna pessoas melhores”, salientou. Já a diretora da Escola Sebastião Jubal Junqueira, Adriana Inês Scheibler, mencionou as dificuldades da escola pública e agradeceu o apoio da Sicredi Vale do Rio Pardo. “A escola sozinha não faz nada. A gente precisa de parceiros”.

Para prestigiar a fundação estava a representante da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Alessandra Gassen Eidt, que destacou a cooperativa escolar como uma oportunidade única aos alunos. “A cooperativa vai fazer a diferença na vida de vocês”, disse ela. O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, enfatizou sobre a necessidade de cooperar com as localidades mais distantes. “Lugares como este é onde mais precisamos ir para cumprir a nossa missão de desenvolver pessoas por meio do investimento em educação”, frisou Petry. No fim da assembleia, os estudantes receberam a placa de fundação da Cooperativa Escolar Mar de Sonhos, a 12ª incentivada pela Sicredi.

CRÉDITO: AI Sicredi/VRP – Four Comunicação

Olá Jornal