Estimular consumo de produtos locais é desafio para aquecer agricultura familiar na região

Olá Jornal
abril09/ 2022

Consciência coletiva e priorizar produtos locais é um dos caminhos para garantir crescimento ao setor agrícola da região. Após décadas estimulando a diversificação, agroindústrias e produção de alimentos, o próximo passo é garantir consumo para a produção regional. A avaliação é do presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (CoredeVRP) e da cooperativa Sicredi/VRP, Heitor Petry.

A fala do gestor ocorreu durante a 20ª Expoagro Afubra, à reportagem do Olá Jornal, avaliando a feira e a participação da população no evento. Frente aos desafios dos últimos anos no setor primário, a criação de estímulos para o consumo da produção local é o próximo passo para geração de renda.

“O público urbano tem tudo a ver com o agro. Precisam entender o potencial, capacidade de se estabelecer, apesar das condições do clima. A população precisa entender como funciona o agro. As agroindústrias oportunizam o acesso a alimentos saudáveis, direto do produtor, saber a origem, saber que atrás desse produto tem uma família,” afirma.

Petry destaca o papel fundamental da Expoagro e a criação do dia extra focado no público urbano, para apresentar os potenciais e inovação da agricultura. “É preciso integração entre o campo e a cidade. Entrelaçar para ambos se entenderem, o rural produz alimentos e a cidade presta serviços. É preciso sintonia, este dia a mais na feira é fundamental para garantir essa integração entre campo e cidade,” destaca o presidente do Corede VRP.

DAQUI
Após estimular a diversificação, produção de alimentos e geração de renda no campo, um novo caminho será o consumo da produtividade local. “Consumo de produtos daqui passa pela consciência do consumidor. Precisamos priorizar a qualidade, o que é feito aqui pela nossa gente. O dinheiro fica na região e ajuda a desenvolver a excelência de produção. Quando alcançarmos isso, teremos uma nova realidade no campo, com mais geração de renda,” conclui Petry.

O CoredeVRP tem estimulado de forma conjunta na região a diversificação. Em especial, a Consulta Popular, organizada pelo conselho na região, direciona recursos para projetos voltados à agricultura familiar. Na outra ponta, a cooperativa Sicredi, mantém desde o início da Expoagro, participação direta com patrocínio. Pioneira no crédito para agricultores, a cooperativa também criou nos últimos anos novos braços de atuação buscando fomentar negócios no campo, com linhas de crédito e programas de auxílio.

Olá Jornal