Estado pode registrar novos temporais nesta semana

Olá Jornal
setembro11/ 2023

A projeção de meteorologistas é de que uma nova frente fria passará pelo Rio Grande do Sul nesta semana, podendo causar novos temporais, granizo e rajadas fortes de vento. Depois de um domingo, 10, em que o sol apareceu em algumas regiões, a chuva retorna na noite de segunda-feira, 11, em toda a faixa central e sul do Estado. No extremo norte, não há previsão de precipitações.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de tempestade, com acumulados de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h) e queda de granizo, a partir de 10h de segunda. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Segundo o coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet, Marcelo Schneider, a metade sul e o oeste do RS, na área da fronteira, tendem a ser bastante afetados.

Em Venâncio Aires, nesta segunda-feira, as condições do tempo pouco mudam, e o sol predomina na região, e nas primeiras horas do dia, pode ocorrer a formação de nevoeiro. As temperaturas ficam amenas ao amanhecer. Já a tarde as marcas se elevam e tende a esquentar. As marcas oscilam entre 18ºC e 31ºC.

Na terça-feira, 12, o sol ainda aparece no Vale. Mas, por conta do avanço de instabilidades, a nebulosidade aumenta, principalmente a partir da tarde, e até o fim do dia pode chover de forma irregular na região. As temperaturas se elevam e a tarde será quente. No entanto, em direção à noite, as marcas apresentam redução. A mínima fica em 18ºC e a máxima em 26ºC.

Na quarta-feira, 13, o tempo será nublado, com pancadas de chuva. As marcas variam entre 14ºC e 20ºC. Na quinta-feira, 14, o tempo segue nublado, com pancadas de chuva. As temperaturas variam entre 12ºC e 18ºC.

A sexta segue parcialmente nublada, com pancadas de chuva, e as temperaturas oscilam entre 11ºC e 21ºC. No próximo fim de semana, os dias serão com nebulosidade, e as temperaturas variam entre 10ºC e 27ºC.

Com informações GZH

Olá Jornal