Estado emite alerta para a região de Pelotas e aviso para a de Cachoeira do Sul

Olá Jornal
novembro11/ 2021

Duas regiões do Estado foram notificadas dentro do Sistema 3As de Monitoramento contra a covid-19 na tarde desta quarta-feira, 10, depois de uma reunião do Gabinete de Crise. O governo emitiu um Alerta para a região de Pelotas e um Aviso para região de Cachoeira do Sul. As outras 19 regiões não receberam Avisos ou Alertas. 

Pelotas (R21), na macrorregião Sul, ao longo da última semana apresentou um aumento de 25,7% no total de pacientes de covid-19 internados em UTI, uma variação de nove pacientes. Há 44 internados, representando uma taxa de ocupação de 82,6%. O número de internados em leitos clínicos cresceu 5,1% na última semana, subindo para 82, semelhante ao patamar observado em janeiro deste ano. Também desperta preocupação o indicador de casos confirmados na semana para cada 100 mil habitantes, estando a região na primeira colocação com 131,5, número 117,8% maior que a média estadual.

Em situação de Alerta, Pelotas terá 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar um plano de ação a ser tomado. Se o Gabinete de Crise considerar adequada a resposta, o plano é imediatamente aplicado e a região segue monitorada. Se o retorno for considerado inadequado, o governo pode estipular ações adicionais a serem seguidas.

Apesar da piora dos indicadores, o que chamou atenção do GT Saúde com relação à região de Pelotas foi a baixa procura pela dose de reforço da vacina contra a covid-19 entre os idosos com 70 anos ou mais. Ela está em último lugar no ranking entre as regiões, com 25,7% de vacinados com a dose de reforço, frente à média estadual de 45,1%. Sendo assim, o grupo sugere que o plano de ação a ser elaborado na região procure estimular a cobertura vacinal, especialmente da terceira dose. 

Quanto à vacinação geral, a região atingiu o percentual de 60,3% de imunizados, apresentando a sétima menor proporção da população com esquema vacinal completo no Estado entre as 21 regiões covid-19.

A região de Cachoeira do Sul (R27), na macrorregião Vales, recebeu pela segunda semana consecutiva um Aviso. Apresentou crescimento de 42,9% no número de internados com coronavírus em UTIs, levando a região a atingir 125% de taxa de ocupação, conforme os técnicos do GT Saúde. Por essa razão, recebeu um Aviso, o primeiro passo do Sistema 3As. 

Com informações GauchaZH

Olá Jornal