Os produtores culturais Sérgio Rosa e Jaqueline Santos que circulam por municípios de diferentes regiões do Estado com seus espetáculos afros Rainha Abayomi e Iya Dudu decidiram fazer uma promoção especial para as escolas do município e de municípios vizinhos. “A ideia surgiu pois muitas pessoas nos perguntam quando nos apresentaremos por aqui, então decidimos fazer essa promoção fora do mês de novembro, pois nosso propósito é levar os espetáculos além do mês da consciência negra. Ser novembro o ano inteiro,” destaca Sérgio, que interpreta a Iya Dudu.
Os espetáculos já foram apresentados em dezenas de municípios do Rio Grande do Sul, em Venâncio ainda não. Aqui na região somente o espeta Iya Dudu voltado para estudantes a partir do sexto ano já esteve em parcerias com prefeituras, escolas e SESC em municípios como Santa Cruz e Candelária.
A escolas que tiverem interesse em levar para seus estudantes os espetáculo devem fazer contato com os produtores, pois essa promoção só é válida para setembro principalmente e outubro. “Poder levar para as escolas do nosso município as mensagens, de empoderamento, superação, pertencimento, respeito e também realidades pautadas nas questões raciais é potencializador tanto para nós quanto para aquelas crianças ,adolescentes e adultos que vão assistir. Pois aqui estamos na nossa casa, conhecemos nossa comunidade escolar conhecemos as realidades da nossa cidade e da educação,” destaca Jaqueline Santos.
As escola interessadas em receber o espetáculo lúdico teatral Rainha Abayomi, que traz a história de uma rainha africana, integra música, dança afro, contação de história e muita interatividade. Apresentação de 40 minutos, interpretada por Jaqueline Santos, voltado para estudantes do pré ao quinto ano. E o espetáculo Iya Dudu, um drama que traz a história de uma mulher negra e as consequências fo racismo. Apresentação de 40 minutos, interpretada por Sérgio Rosa, voltada para estudantes a partir do sexto ano a ensino médio.
“Poder contribuir com conhecimento seja através da Ludicidade da Rainha Abayomi, ou com as estatísticas reais que são abordadas pela personagem Iyá Dudu é contribuir um pouco na construção de cidadãos mais conscientes, e na desconstrução de consciências estruturais que ainda são tão presentes em todos os lugares como o racismo,” reforça Jaqueline.
A proposta é um ingresso de R$ 10,00 por estudantes e cada apresentação com o mínimo 50 estudantes ou um valor fechado por apresentação. Algumas escolas já reservaram datas. A EMEF 11 De Maio, dia 04 de outubro e EMEF Cristiano Benck, 25 de outubro. As escolas de Venâncio Aires e municípios vizinhos que quiserem fazer agendamento devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo whats: 51-996701033.
CRÉDITO: AI Sério Rosa – Produtor Cultural.