Escolas Municipais retornam aulas presenciais nesta quinta-feira com protocolos especiais de segurança sanitária

Olá Jornal
maio05/ 2021

As escolas municipais de Ensino Fundamental de Venâncio Aires retornam nesta quinta-feira, 06, ao ensino presencial com protocolos especiais de segurança sanitária. Após um ano de aulas remotas devido à pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação se prepara para receber cerca de 3.600 alunos em 13 escolas do interior e sete da cidade. Com aulas presenciais de quatro horas diárias, cada escola voltará às atividades conforme a capacidade da sala de aula, refeitório e do número de agentes escolares.

Durante a semana, uma série de reuniões com as direções das escolas e transportadores ajustou os protocolos de distanciamento controlado nos ambientes escolares, refeitórios e transporte coletivo. De acordo com o secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique, algumas escolas retornam com turmas contendo 100% de seus alunos e outras divididas em dois grupos. “As direções já contataram cada comunidade escolar para sanar as dúvidas e explicar a situação em cada educandário. Especialmente no interior, o retorno presencial será possível 100%, já em escolas com maior número de alunos por turmas tivemos que adotar o ensino híbrido”, explica.

Os protocolos necessários para a retomada das aulas foram analisados pelo Comitê de Saúde e debatido com a Secretaria de Educação, assim como orientações em caso de contaminação por Covid em alguma escola. Além disso, a fiscalização municipal acompanhou in loco as adequações dos espaços e a preparação dos profissionais. “Após todo esse trabalho, entendemos que com a devida atenção temos um ambiente bastante seguro para a volta das aulas”, considera a coordenadora da equipe de fiscalização de posturas, Daniele Mohr.

Todas as salas de aula foram organizadas a atender os distanciamentos necessários, assim como o refeitório seguem integralmente as orientações do Estado. É importante destacar que o Município adota a necessidade de uso de máscaras para crianças a partir da pré-escola. Nos próximos dias, a fiscalização permanecerá realizando vistorias de rotina nos estabelecimentos de ensino para acompanhamento do cenário.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal