Escolas Municipais de Educação Infantil de Venâncio retomam atividades presenciais nesta quinta-feira, 29

Olá Jornal
abril28/ 2021

A Prefeitura de Venâncio Aires confirmou na manhã desta quarta-feira, 28, o retorno das aulas presenciais para a Educação Infantil na rede pública, a partir desta quinta-feira, 29. A informação foi confirmada pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT), em vídeo publicado nas redes sociais do Município. A medida passa a valer após alteração nos decretos de distanciamento social, publicados pelo Governo do Estado ainda na noite desta terça. Nas escolas infantis o modelo híbrido seguirá, com as turmas tendo 50% da capacidade.

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental terão o retorno na próxima quinta-feira, dia 06 de maio. A retomada presencial ocorre para todas as turmas do fundamental. Respeitando a regra de distanciamento dentro das salas de aula e no transporte escolar. “Nosso objetivo é retorno das aulas com responsabilidade. Entendemos também que é importante a vacinação dos nossos professores e comunidade escolar. Temos a certeza que brevemente poderemos realizar esta ação,” explica Rosa.

Sobre as alterações em decreto estadual de distanciamento, permitindo a retomada das aulas presenciais, o gestor municipal destacou que as famílias aguardavam esta decisão. “A educação vence. As famílias venâncio-airenses estavam esperando este retorno das aulas. A educação de qualidade é prioridade do governo, vamos sempre respeitar também a questão da saúde.”

REDE PRIVADA

As escolas privadas começaram a retomada para a educação infantil nesta quarta-feira, 28. O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) orienta os pais a buscarem informações junto aos educandários que os filhos estão matriculados.

REGRAS PARA O RETORNO

As escolas e instituições de ensino superior deverão seguir as regras sanitárias estabelecidas em portaria conjunta das secretarias da Educação e da Saúde, além de observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, carteiras ou similares.

Também se recomenda o uso de materiais individuais, e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.

Estão permitidas, também, aulas de cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de arte e cultura e de música. Aulas de esporte, dança e artes cênicas precisam seguir as regras das atividades de ensino e os protocolos de serviços de educação física e/ou clubes sociais, esportivos e similares.

Olá Jornal