A Escola do Chimarrão prepara novidades para a próxima edição da feira. Segundo o diretor executivo, Luís Fernando Rodrigues, o galpão da instituição está em reforma com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, dentro do processo de reestruturação do parque após os danos das chuvas de 2024. Entre os destaques está a criação da “Rua do Mate”, integrada ao novo Boulevard, que contará com bancos, banheiros de alvenaria e área coberta para receber melhor os visitantes.
No Galpão José Carlos Haas, onde a Escola do Chimarrão tradicionalmente se instala, foram realizadas melhorias estruturais, incluindo reformas elétricas, hidráulicas e de segurança. A partir deste ano, a escola também passa a contar com contrato de cessão válido por cinco anos junto à Secretaria da Agricultura, garantindo maior estabilidade e continuidade ao projeto. A organização iniciou os preparativos em julho e estima que, durante a feira, 15 pessoas por turno atuarão em revezamento para atender os visitantes. A meta é elevar a visibilidade da tradição do mate em um espaço mais moderno e acolhedor.
Fundada há mais de 20 anos, a Escola do Chimarrão soma 15 edições na Expointer e mantém, há quatro anos, o galpão próprio no parque, com apoio do Estado e de ervateiras. Além de oficinas práticas, o espaço traz uma mesa com 36 cuias temáticas.
