Escola do Chimarrão na Expointer serve de embaixada da bebida típica dos gaúchos

Olá Jornal
agosto26/ 2023

A 46ª Expointer inicia neste sábado, 26, e segue até o dia 03 de setembro. A tradicional feira voltada ao agronegócio do país também oportuniza a divulgação de costumes e tradições do Rio Grande do Sul. A Escola do Chimarrão serve de embaixada da cultura gaúcha e recebe visitantes de todos os continentes. A entidade venâncio-airense trabalha os últimos detalhes para a montagem do espaço.

O presidente do Instituto Escola do Chimarrão, Luís Fernando Rodrigues, destaca que a Expointer é o principal evento anual que conta com a participação da entidade de Venâncio Aires. Além disso, o espaço no Parque Assis Brasil oportuniza divulgar a cultura do estado para os mais diferentes públicos. “A Escola do Chimarrão é uma referência em termos da bebida símbolo dos gaúchos na Expointer, muitas comitivas são conduzidas até nós, onde nós temos a oportunidade de falar e mostrar para pessoas de outros países, não só aqui da América Latina, mas, principalmente, Ásia, que tem sempre muito interesse em função de já ter uma cultura já acostumada à utilização de chás. Então, nós, normalmente, somos uma embaixada, não só uma embaixada de Venância em Esteio, mas uma embaixada cultural, porque ela é uma bebida que desperta muita curiosidade,” destaca.

A força cultural do estado ganha destaque no Galpão José Carlos Haas, que sedia a estrutura da Escola no parque e conta com mais de 400 metros quadrados. “A nossa atividade ali, está relacionada à cultura, por isso nós não comercializamos nada no espaço. Muitas pessoas são conduzidas, também, comitivas de sindicatos rurais, de estudantes da área de agronomia, de região florestal. Ali nós captamos essas pessoas e damos mini-palestras, no sentido de que as pessoas saiam dali com um pouco de conhecimento e também sanar algumas dificuldades, algumas curiosidades com relação à erva-mate, sabores e questão de escolha de erva.”

Há mais de 20 anos a entidade participa das programações da Expointer. Conforme a equipe diretiva, pelo menos 12 pessoas devem se envolver nos trabalhos da Escola do Chimarrão durante a feira.

Olá Jornal