Equipes da Prefeitura de Venâncio trabalham na recuperação de Vila Mariante após enchente do Rio Taquari

Olá Jornal
novembro21/ 2023

Com o recuo da água do Rio Taquari, em Vila Mariante e localidades próximas, as equipes da Prefeitura de Venâncio Aires e Defesa Civil, trabalham no retorno às residências e recuperação de vias. A prioridade é garantir a desobstrução de estradas, e a limpeza das áreas. A enchente deste fim de semana é a terceira maior registrada pelos sistemas de monitoramento, alcançou 28,94m no Porto de Estrela.

Em vídeo publicado pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT), o gestor destaca o cenário de guerra verificado em Vila Mariante, após cerca de dois meses da enchente de setembro. “A situação é de calamidade pública, estamos iniciando os trabalhos, primeiro para ter acesso às localidades, para estabelecer o trânsito local. A RGE já atua para reestabelecer a energia elétrica. A Corsan também está acionando um gerador para iniciar o abastecimento de água. Vai ser longo dia, porque teremos que iniciar do zero.”

DECRETO

Nesta segunda-feira, 20, a Prefeitura de Venâncio Aires emitiu um novo decreto de emergência, em função da enchente. Mais de 150 pessoas receberam abrigo no Ginásio de Linha Mangueirão. O novo decreto busca garantir recursos para recuperação da infraestrutura e ainda para suporte às famílias que mais uma vez tiveram perdas materiais em suas casas e estabelecimentos. Além disso, com a situação de emergência, a intenção é que o Governo Federal postergue o prazo para saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – Fgtas, que terminaria em dezembro aos atingidos pela calamidade de setembro passado.

Olá Jornal