Entrega do crachá marca início da jornada de mais de 160 aprendizes rurais

Olá Jornal
abril03/ 2023

 mês de abril será de muitos eventos no Instituto Crescer Legal. A entrega do crachá de jovem aprendiz em gestão rural será realizada em cada um dos sete municípios onde 161 jovens participarão durante todo o ano do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Segundo Iro Schünke, diretor presidente do Instituto, abril será sempre um mês de comemorações no Instituto. “Desde que foi fundado, no dia 23 de abril de 2015, o Instituto nos trouxe muito trabalho, mas também muitas alegrias. Vivenciamos muitos bons momentos até aqui e tenho certeza que 2023 não será diferente. O que pode ser melhor do que abrir as portas do mundo para um jovem?”, comenta o executivo. 

Com um formato inovador na aplicação da Lei da Aprendizagem, o Instituto Crescer Legal utiliza cotas de suas associadas, indústrias do setor do tabaco, para contratar adolescentes que não vão trabalhar nas empresas, mas permanecem em suas comunidades e, no contraturno escolar, participam do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo. Com um total de 800 horas remuneradas (20 horas semanais), o curso iniciou em março e segue até o mês de dezembro com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto. 

O momento é também de expansão de território com a primeira turma do Instituto em Santa Catarina e dois novos municípios no Rio Grande do Sul. “É um novo trilhar e, apesar da distância, que sempre é desafiadora, confiamos na equipe, nos processos cada vez mais estruturados e no método que construímos para afirmar que será um grande sucesso. Estar próximo de comunidades que mais necessitam de oportunidades de desenvolvimento para os jovens no meio rural implica, normalmente, em desafios logísticos. Mas com o apoio dos nossos parceiros e associados, certamente em dezembro teremos mais 160 motivos para celebrar”, projeta a gerente Nádia Fengler Solf. 

Em 2023, as novas turmas abrangem os municípios gaúchos de Agudo e Novo Cabrais – pela primeira vez sedes do Programa de Aprendizagem –, Canguçu, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul, além de Itaiópolis (SC). Nestes locais, o Instituto conta com a parceria do executivo municipal que oferece o espaço para a realização das atividades, alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes nas comunidades onde vivem. 

Os eventos iniciam no dia 05 de abril, em Agudo e Novo Cabrais, seguido por Rio Pardo, no dia 06. No dia 13, será realizado em Progresso. Nos dias 18 e 19 de abril, a entrega do crachá acontece no Sul gaúcho, nos municípios de São Lourenço do Sul e Canguçu, respectivamente. E o giro de eventos termina em Itaiópolis (SC), no dia 25 de abril. 

CALENDÁRIO DE EVENTOS 

05 abril – Agudo (RS) 

9h30 horas, na EMEF 7 de Setembro – Picada do Rio 

05 abril – Novo Cabrais (RS) 

14h30, na EMEF Teófilo Teodoro Streck – Rincão Bonito 

06 abril – Rio Pardo (RS) 

14 horas, no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), junto ao parque da Expoagro Afubra – Rincão Del Rey 

13 abril – Progresso (RS) 

14 horas, Comunidade São Pedro de Campo Branco 

18 abril – São Lourenço do Sul (RS) 

14 horas, Comunidade São João de Campos Quevedos 

19 abril – Canguçu (RS) 

14 horas, AABB – Rua 25 de Julho, 40, Bairro Uruguai 

25 abril – Itaiópolis (SC) 

14 horas, Salão da Matriz – Nossa Senhora da Medalha Milagrosa 

SAIBA MAIS

Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Com a validação do Ministério do Trabalho, construída por meio do engajamento ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional, o inovador método do Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia educação profissional e renda. Desde que foi implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já abrangeu 15 municípios gaúchos, totalizando 40 turmas e 741 jovens aprendizes rurais certificados. 

CRÉDITO: AI SindiTabaco

Olá Jornal