Encerradas as Reuniões de Trabalho sobre COP 10

Olá Jornal
agosto28/ 2023

Na sexta-feira, dia 25 de agosto, foram realizadas as duas últimas reuniões de trabalho da Subcomissão em Defesa do Setor Produtivo do Tabaco e de Acompanhamento da 10ª Conferência das Partes (COP 10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT). Elas ocorreram em Venâncio Aires e Arroio do Tigre. A organização dos encontros – ocorridos, também, em outras datas, em Santa Cruz do Sul, Candelária, Rio Pardo, Canguçu e Camaquã – foi da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, num requerimento do deputado estadual Marcus Vinicius.

O documento final, elaborado a partir de informações obtidas durante as reuniões, será apresentado na terça-feira, 29 de agosto, às 16 horas, na Casa da Assembleia Legislativa, na Expointer. Após, o relatório será encaminhado para o governo federal. De acordo com o deputado estadual Marcus Vinícius, “os eventos foram produtivos com informações e números que evidenciam a importância da cadeia produtiva para a economia e o desenvolvimento”.

O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Drescher, enfatiza a importância da união de todos os setores e de autoridades na defesa da cadeia produtiva do tabaco. “A produção de tabaco é uma atividade legal que gera renda para os produtores rurais, para os municípios, estados e para todo o Br0asil. Não podemos aceitar que a representação dos produtores não seja aceita no grupo que debate o futuro de milhares de produtores rurais e de suas famílias. Solicitamos ao Governo do Brasil que mantenha o que foi assinado no momento da ratificação da Convenção-Quadro, onde o Brasil se compromete a não restringir ou proibir a produção”.

NÚMEROS

A safra 2022/2023 de tabaco sul-brasileira teve a participação de 124.993 famílias produtoras. A média da propriedade é de 10,5 hectares, com 3,29 hectares, em média, sendo usados para o plantio do tabaco. A produção sul-brasileira foi de 605.703 toneladas com uma receita bruta dos produtores de R$ 10.977.929.575,49. São 490 municípios produtores, divididos em 192 no Rio Grande do Sul, 182 em Santa Catarina e 116, no Paraná.

COP 10

A Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 10), de 20 a 25/11, e a terceira sessão da Reunião das Partes (MOP 3) do protocolo para Eliminar o Comércio Ilegal de Produtos do Tabaco, de 27 a 30/11; ambas no Panamá.

CRÉDITO: AI AFUBRA

Olá Jornal