Empregos em frigoríficos de Venâncio registram alta de 6,31% no primeiro trimestre

Olá Jornal
maio13/ 2023

As empresas ligadas ao setor frigorífico de Venâncio Aires estão ampliando as contratações. O cenário de crescimento nas vagas ocorre desde o ano passado, e engloba tanto as fábricas de abates de gado, suínos e em especial do setor avícola. A situação também é acompanhada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins. Só neste primeiro trimestre de 2023, ocorreu o crescimento de 6,31% nas vagas geradas.

Atualmente estão ligadas às empresas de produtos de proteína animal, em Venâncio Aires, 1.028 trabalhadores com carteira assinada. Os dados constam no relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged).

No trimestre, as empresas ligadas ao setor de abates e fabricação de produtos de carnes do município, criaram 67 novos postos de trabalho. O saldo positivo é resultado das 265 admissões, contra 198 desligamentos. Ao longo de 2022, este segmento industrial contava com 967 trabalhadores contratados. No ano foram criados 35 novos postos de emprego com carteira assinada, saldo dos 591 admitidos e 556 desligamentos. No ano, o crescimento das contratações nestas empresas foi de 3,76%.

AVES
Segundo o administrador do sindicato, Ricardo Sehn, o movimento maior de contratações no setor de frigoríficos é puxado pelo segmento de aves. “Em Venâncio Aires existe um frigorífico voltado ao setor avícola, que estamos acompanhando a ampliação das contratações, número maior do que no segmento de bovinos. Há uma tendência a seguir em crescimento nas contratações ao longo dos próximos meses.”

No Rio Grande do Sul as indústrias do setor de frigoríficos encerraram em 2022 com 67.355 trabalhadores contratados. No primeiro trimestre de 2023, o segmento registra crescimento de 0,46%, com 67.666 trabalhadores com carteira assinada. Dentro das empresas de fabricação de alimentos, os frigoríficos concentram a maior parte da mão de obra.

FOTO: Divulgação/Sindicato Alimentação SC

Olá Jornal