Em um ano, Município realiza mais de 60 reformas em residências através do Programa de Melhorias Habitacionais

Olá Jornal
junho18/ 2020

Proporcionar condições de habitabilidade por meio da construção parcial, reparos e outras estruturas básicas do domicílio, além disso, possibilitar um ambiente seguro e saudável para que as famílias, em situação de vulnerabilidade social, consigam se desenvolver. Este é o objetivo do Programa de Melhorias Habitacionais, que integra a Lei dos Benefícios Eventuais, possibilitado pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.

As áreas assistidas pelo programa de Melhorias Habitacionais apresentam deficiências de infraestrutura e precariedade nas condições da moradia, com grande quantidade de famílias residindo em áreas de risco, ou até mesmo proporciona ajuda quando acontece a queima de uma residência, por exemplo, por isso, a Secretaria realiza o cadastro de famílias que se enquadram nos critérios, assim, ofertando uma casa adequada com segurança e qualidade de vida, possibilitando o desenvolvimento da família, melhora na saúde e ajuda por melhores oportunidades.

De julho de 2019 até o momento foram 63 famílias assistidas pelo Programa e que ganharam melhorias nas residências, sendo 43 no interior e 20 na cidade. A moradora do Bairro Cruzeiro, Jucilei Inês da Luz, de 38 anos, precisou do auxílio e destaca que com o Programa conseguiu construir sua casa novamente após ser atingida por um incêndio. “Minha casa pegou fogo em agosto de 2019, e fiquei sabendo do programa, fui até a Secretaria de Habitação, fui auxiliada pelo Secretário, assistente social e equipe, encaminhei os papéis necessários e dentro de mais ou menos 15 dias recebi alguns materiais de construção. Ganhei 15 folhas de brasilit, cimento, alguns tijolos, areia, brita, ferro e com a colaboração de alguns amigos e conhecidos consegui levantar minha casa novamente. Este programa é muito válido porque ajuda famílias na reforma ou na construção de casas. Não é a primeira vez que procuro ajuda e sou bem atendida. Estou muito satisfeita”.

Para se habilitar no Programa, as famílias precisam estar registradas no Cadastro Único; devem passar por acompanhamento e avaliação da Assistência Social; e estar incluso em algum programa social do Cras ou Creas.

Interessados que se enquadram nos critérios podem procurar a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social ou ligar no telefone 3983 1030.

Olá Jornal