Educação gaúcha em debate na região para melhorar indicadores educacionais 

Olá Jornal
julho14/ 2023

O quinto encontro do Movimento Pela Educação da Assembleia Legislativa foi realizado em Santa Cruz do Sul na manhã desta sexta-feira, 14. O evento debateu o futuro da educação gaúcha e formas de melhorar os indicadores de desenvolvimento dos estudantes. O destaque da edição foi o painel de debates mediado pelo jornalista Tulio Milman, a secretaria estadual de Educação,Raquel Teixeira, a diretora de escola de Esteio, Fernanda Brites Luiz e o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn.

O ponto chave levantado pelos painelistas é de melhoria nos primeiros anos da educação básica e incentivos para fomentar a formação de professores. A secretária Raquel destacou a importância da união de entidades estaduais para discutir a Educação. “Alegria pela iniciativa da Assembleia Legislativa por discutir e se unir a outros órgãos para melhorar a educação. O Rio Grande do Sul assume como um todo, um trabalho integrado e desenvolvimento.”

Henn lembrou que é necessário pensar ações para estimular a formação de professores. “Debater é essencial, mas precisa virar ação. De um lado vemos 18% dos gaúchos dentro das universidades. Na outra ponta nos vemos professores se aposentando, é um apagão de mão de obra. Nos próximos cinco teremos falta de mão de obra. Não temos alunos que queiram ser professor. Entender esse desafio é fundamental.”

ANOS INICIAIS
Para melhorar a formação dos estudantes, o Governo Estadual vai estimular mudanças na formação inicial. Os primeiros anos de alfabetização são apontados como fundamentais para melhorar o desenvolvimento do ensino gaúcho. “O governo do Estado deve transferir os anos iniciais para a gestão dos municipais, como forma de melhorar os indicadores e aproximar os profissionais da formação dos alunos. E o Estado se especializa nos anos finais da educação,” destacou a secretária estadual.

Aproveitando o debate, o reitor e presidente do Consórcio Gaúcho das Universidades Comunitárias lembrou da luta das instituições para direcionar 2% do orçamento estadual para a concessão de bolsas de estudos de ensino superior.

A secretária ao falar sobre o tema, destacou que o governador Eduardo Leite deve lançar nos próximos dias um programa de investimentos para estimular a formação de professores.

MOVIMENTO

A temática Educação para o Desenvolvimento foi escolhida pelo presidente do Parlamento, deputado Vilmar Zanchin, para nortear os trabalhos do legislativo gaúcho durante o ano de 2023.  Além de Santa Cruz do Sul, encontros já realizados nas cidades de Marau, Restinga Sêca, Sant’Ana do Livramento e Bento Gonçalves. No total serão nove encontros em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Após, as informações debatidas serão compiladas em documentos e projetos de lei para ampliar ações de mobilização da educação estadual.

Olá Jornal