Eduardo Leite (PSDB) é eleito governador do Rio Grande do Sul

Olá Jornal
outubro30/ 2022

Eduardo Leite (PSDB) garantiu um novo mandato ao governo do Estado a partir de 2023. O candidato tucano disputou o segundo turno com Onyx Lorenzoni (PL). Leite conquistou neste segundo turno 57,11% dos votos. Já Lorenzoni conquistou 42,88% dos votos no Rio Grande do Sul (Dados até 19h01min).

Embora tenha chegado à reeleição, Leite o fez fora do cargo —renunciou ao governo em março para uma tentativa de concorrer à Presidência— e derrotou Onyx Lorenzoni (PL), que era apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e que tinha ficado à frente no primeiro turno.

O tucano repetiu assim o feito de Olívio Dutra (PT) há 24 anos, quando o petista ultrapassou Antônio Britto (MDB) no segundo turno.Leite, no entanto, tinha uma desvantagem maior. No primeiro turno, Onyx havia obtido uma vantagem de 10,7 pontos percentuais, ou mais de 679 mil votos à frente de Leite.

O tucano por muito pouco não ficou fora do segundo turno mesmo com uma aliança robusta de partidos como MDB, PSD e União. Atrelando-se à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e atacando Leite, Edegar Pretto (PT) conseguiu empolgar a esquerda e terminou a disputa a apenas 2.441 votos do candidato do PSDB.

FOTO: Guilherme Siebeneichler/Arquivo Olá

Com informações Folha de SP

Olá Jornal