Eduardo Kappel vai para o tribunal de ética da OAB-RS

Guilherme Siebeneichler
outubro21/ 2017

A OAB-RS está com Processo Administrativo Disciplinar aberto no Tribunal de Ética e Disciplina para apurar a conduta do advogado e vereador Eduardo Kappel. Ele é investigado pelo Ministério Público (MP) por suposta tentativa de venda de decisões judiciais após a divulgação de áudios.

De acordo com o presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, que esteve em visita à Venâncio Aires nesta sexta, 20, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, César Souza, solicitou mais informações ao MP para decidir ou não sobre a cautelar suspensão cautelar e da abertura do processo ético e disciplinar. Ele explica que são necessários mais subsídios, não somente matérias jornalísticas, ou até mesmo uma prova dos fatos para que haja um posicionamento.

A partir do recebimento da documentação, a decisão sobre suspensão ou exclusão de Duda da entidade sai em 15 dias. Para Breier, a OAB-RS atua fortemente para que se cumpra a ética e disciplina na atividade. “Já temos mais 6.800 advogados suspensos, só neste ano foram 179 suspensões e mais de 50 advogados excluídos. A OAB tem cortado na própria carne e talvez seja a instituição que mais corte na carte”.

VISITA
A agenda do presidente da OAB-RS incluiu conversa com os advogados da região e visita ao profissional com maior tempo de atuação, José Montini, e com o menor tempo, Verônica Cerutti. O presidente da subseção de Venâncio, Marcos Thiel, solicitou a reforma da sala onde está localizada a entidade desde 1997. Além disso, plano de valorização e os novos regramentos da publicidade na advocacia estiveram na pauta.

Guilherme Siebeneichler